Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Novo romance 'A Construção do Vazio' chega hoje às livrarias

O novo romance de Patrícia Reis, "A Construção do Vazio", no qual aborda a violência e o abuso, chega hoje às livrarias, anunciou a editora.

Novo romance 'A Construção do Vazio' chega hoje às livrarias
Notícias ao Minuto

08:07 - 21/03/17 por Lusa

Cultura Patrícia Reis

Sofia, a protagonista, é apresentada como "uma menina-tesoura", uma personagem que surgiu pela primeira vez na narrativa de Patrícia Reis no livro 'Por Este Mundo Acima', publicado em 2011.

A personagem faz parte do território ficcional da autora que, com 'A Construção do Vazio', termina um ciclo de três narrativas independentes, iniciado em 2008, com o romance 'No Silêncio de Deus'.

Esta menina "sobrevive a uma relação de violência e abuso e cresce com a convicção de que a maldade supera tudo", adiantou à agência Lusa fonte editorial.

"Nesta obra, a escritora coloca questões como se será possível atenuar a dor, como se resiste ao fantasma real da infância, e que decisões partem dessa memória e se podem limitar a vida", disse a mesma fonte.

A "menina-tesoura", Sofia, vai encontrar abrigo na amizade de três homens, Eduardo, Jaime e Lourenço, e "vive sem desejo, sem vontade, de construção em construção, sendo o vazio o objetivo final".

Esta personagem surgiu pela primeira vez no livro 'Por Este Mundo Acima' (2011) e faz parte do território ficcional da autora que, com 'A Construção do Vazio', termina um ciclo de três narrativas independentes, iniciado em 2008, com o romance "No Silêncio de Deus".

Patrícia Reis, de 45 anos, foi jornalista no semanário O Independente, fez parte da redação da revista Sábado e estagiou na revista norte-americana Time.

Como jornalista, passou ainda pela redação do semanário Expresso, fez a produção do programa de televisão Sexualidades, trabalhou nas revistas Marie Claire e Elle e em projetos especiais do diário Público. Desde 2000, assume a edição da revista Egoísta, publicada pela Estoril Sol.

Em 2004 estreou-se na ficção com a novela 'Cruz das Almas', a que se seguiram os romances 'Amor em Segunda Mão' (2006), 'Morder-Te o Coração' (2007), 'No Silêncio de Deus' (2008), 'Antes de Ser Feliz' (2009), 'Por Este Mundo Acima' (2011), 'Contracorpo' (2013) e 'Gramática do Medo' (2016), que foi escrito com Maria Manuel Viana.

Patrícia Reis assinou uma biografia do ator Vasco Santana, saída em 2004, o romance fotográfico 'Beija-Me' (2006, com João Vilhena), sendo ainda autora de livros infanto-juvenis, entre os quais os da coleção 'Diário do Micas', uma das escolhas do Plano Nacional de Leitura.

A novela 'O que nos separa dos outros por causa de um copo de whisky' (2014) ganhou por unanimidade o Prémio Nacional de Literatura da Fundação Lions.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório