Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Autores embarcam amanhã no festival LeV - Literatura em Viagem

Vinte e cinco escritores e ilustradores embarcam a partir de sexta-feira na 7.ª edição do festival LeV – Literatura em Viagem, que decorre em Matosinhos e tem como tema “o papel da literatura na redefinição de um país”.

Autores embarcam amanhã no festival LeV - Literatura em Viagem
Notícias ao Minuto

17:36 - 23/05/13 por Lusa

Cultura Matosinhos

Até domingo, passarão pela Biblioteca Municipal Florbela Espanca autores repetentes e estreantes num itinerário cujo mote é o verso de Sá de Miranda “O que fazer quando tudo arde”.

Distribuídos por cinco mesas de debate, subordinadas aos temas “Elogio do Iberismo”, “Portugal do Nosso Descontentamento”, “Viagem ao Centro do Futuro”, “A Língua Portuguesa é uma Festa” e “A Europa em Tempos de Cólera” – todos com origem em títulos de clássicos da literatura universal -, estarão os escritores J. Rentes de Carvalho, Afonso Cruz, Valter Hugo Mãe, Nuno Camarneiro, Manuel Jorge Marmelo, Teolinda Gersão, Eduardo Pitta, Pedro Vieira e Onésimo Teotónio Almeida.

Também vão estar Francisco José Viegas, Fernando Pinto Amaral, João Luís Barreto Guimarães, Miguel Miranda, Alberto S. Santos e Júlio Magalhães, a par de autores de literatura para crianças como Adélia Carvalho, António Mota, Carla Maia de Almeida, Manuela Costa Ribeiro e Alexandre Honrado e dos ilustradores André Letria e Alex Gozblau.

Dois autores estrangeiros, a romancista alemã Christiane Rösinger e o poeta romeno Lucian Vasilescu, completam a lista de convidados do Lev 2013, que contará igualmente com a participação de Pilar del Río, a viúva do prémio Nobel da Literatura português, José Saramago.

Uma ideia de Francisco Guedes, acolhida pela Câmara Municipal de Matosinhos e que conta, este ano, com a produção dos consultores editoriais Booktailors, o LeV volta a reunir as viagens da literatura na Biblioteca Florbela Espanca, após um ano de ausência, devido à chamada “lei dos compromissos”, que proíbe as autarquias de assumirem compromissos caso não tenham uma receita prevista nos 90 dias seguintes e as obriga, além disso, a pedir autorização ao Ministério das Finanças para assumir qualquer compromisso.

O investigador pessoano Jerónimo Pizarro, coordenador da digitalização da biblioteca particular de Fernando Pessoa e decifrador da caligrafia do poeta (o que o levou à descoberta de numerosos inéditos), proferirá a conferência inaugural.

Será na sexta-feira, às 21:30, no salão nobre da câmara de Matosinhos, e o tema é, claro, Fernando Pessoa, cujo 125.º aniversário do nascimento se celebra este ano. Seguir-se-á uma leitura encenada de alguns textos do poeta.

Para os mais novos, haverá o LeVzinho, com visitas dos escritores e ilustradores às escolas, oficinas de expressão plástica, hora do conto no elevador, caça ao tesouro das palavras, uma visita à exposição “O Mar”, com ilustrações de Afonso Cruz, e uma mesa-redonda moderada pela escritora Adélia Carvalho, em que os alunos da Escola Básica de Leça da Palmeira debaterão o tema central desta edição do Lev: a viagem ao futuro.

Do programa da viagem deste ano, faz também parte uma homenagem a Carlos Tê, que decorrerá no sábado, às 21:30, na Biblioteca Municipal, e consistirá numa entrevista pontuada por momentos musicais e intervenções de amigos, como Luís Represas, Manuela Azevedo e Vítor Baía.

No mesmo local, poderão ainda ser vistas duas exposições de Afonso Cruz: uma intitulada “Escritores”, com 32 ilustrações que retratam alguns dos mais importantes nomes da literatura portuguesa e que esteve patente na Feira Internacional do Livro de Bogotá, que decorreu entre 18 de abril e 01 de maio e de que Portugal foi país convidado, e outra que se chama “O Livro do Ano” e que reúne algumas das imagens criadas pelo autor para a obra homónima.

Por último, haverá, junto aos espaços onde decorrem os eventos do festival, uma feira do livro e também um espaço lounge, onde os leitores cansados de viajar poderão usufruir de 15 minutos de massagem gratuitos com um terapeuta profissional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório