Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Exposição revela 21 obras de Domingos Sequeira no Museu de Arte Antiga

Uma exposição com 21 obras em pintura e desenho da autoria de António Domingos Sequeira (1768-1837) dedicadas a temas da História de Portugal, inaugura na sexta-feira no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.

Exposição revela 21 obras de Domingos Sequeira no Museu de Arte Antiga
Notícias ao Minuto

11:30 - 30/11/16 por Lusa

Cultura Lisboa

Intitulada 'Domingos Sequeira - Pintor de História', a exposição é inaugurada na sexta-feira, às 18H00, abre ao público no sábado, e fica patente até 12 de março de 2017.

Na mesma ocasião, no âmbito do ciclo 'Obra Convidada', o museu exibe o 'Retrato de D. Francisco de Moura Corte Real, 3.º Marquês de Castelo Rodrigo', de François Duchatel, proveniente do Museu da Quinta das Cruzes, no Funchal, Madeira.

Treinado em Roma como pintor de História, no período entre 1791 e 1807, António Domingos Sequeira abordou, sobretudo, episódios medievais, ligados à gesta dos primeiros reis de Portugal, quase sempre comissionado pela Casa Real.

Muitas destas obras, destinadas a Mafra ou ao novo palácio da Ajuda, foram levadas para o Brasil pela família real, em 1807, e estão ainda por localizar, segundo a comissária da exposição, Alexandra Gomes Markl.

Das 21 obras, quatro provêm de coleções particulares, e uma do Palácio da Pena, sendo as restantes do acervo do Museu Nacional de Arte Antiga.

"Esta exposição desenha-se em torno de duas destas pinturas, conhecidas através de diversos estudos preparatórios, que nos permitem contactar com o método de trabalho de Sequeira e reconstituir uma faceta mal conhecida da obra e uma das páginas mais intrigantes da arte portuguesa na viragem do século XVIII para o XIX", considera a especialista.

No final do ano passado, o MNAA lançou uma campanha pública inédita para a aquisição do quadro "A Adoração dos Magos", de Domingos António Sequeira, que atingiu um total de 745.623,40 euros, ultrapassando os 600 mil euros necessários. O quadro foi comprado e está exposto no museu.

Lançada em outubro, a campanha 'Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo' tinha como objetivo ajudar o museu a adquirir aquela obra de Domingos Sequeira, pintada em 1828, da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios.

O MNAA tem no seu acervo cerca de 30 obras em pintura e desenho de Domingos Sequeira, cujo trabalho realizado, nas primeiras décadas do século XIX, se situa entre o Classicismo e o Romantismo, de um modo similar a Francisco de Goya, seu contemporâneo na cultura espanhola.

Devido ao seu talento, Domingos Sequeira conseguiu proteção aristocrática e uma bolsa para se aperfeiçoar em Roma, onde privou com vários mestres e conquistou diversos prémios académicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório