Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Prémios P.E.N. entregues hoje a vencedores em Poesia, Ensaio e Narrativa

Os Prémio P.E.N. nas diferentes categorias - Poesia, Ensaio, Narrativa - são entregeus hoje, em Lisboa, numa cerimónia que conta com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.

Prémios P.E.N. entregues hoje a vencedores em Poesia, Ensaio e Narrativa
Notícias ao Minuto

06:30 - 29/11/16 por Lusa

Cultura Lisboa

A cerimónia está agendada para as 18:30, na sede da Sociedade Portuguesa de Autores, na avenida Duque de Loulé, em Lisboa.

Na categoria de Poesia, foi distinguida a obra de Armando Silva Carvalho "A Sombra do Mar" (Assírio & Alvim), por um júri constituído pelo poeta António Carlos Cortez, a professora universitária Rosa Maria Martelo e o ensaísta e tradutor José Manuel Vasconcelos.

O romance "Biografia do Língua" (D. Quixote), de Mário Lúcio Sousa, ex-ministro da Cultura de Cabo Verde, venceu o Prémio P.E.N. de Narrativa, atribuído pela jornalista e romancista Ana Margarida de Carvalho e os professores universitários Maria João Cantinho e Vítor Viçoso.

O prémio P.E.N. de Ensaio será entregue ex-aequo a duas obras, "O Silêncio das Sereias: Ensaio sobre o Livro do Desassossego" (Tinta-da-China), de Paulo de Medeiros, e "Emily Dickinson e Luiza Neto Jorge: Quantas Faces?" (Afrontamento), de Marinela Freitas.

O júri desta categoria foi composto pela presidente do P.E.N. Clube Português, Teresa Salema, o professor universitário João David Pinto-Correia e a investigadora Isabel Pinto Mateus.

Nesta edição, o P.E.N. Clube Português decidiu não atribuir o galardão na categoria de Primeira Obra.

Os Prémios do P.E.N. Clube Português, patrocinados pela Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, com o valor pecuniário de 5.000 euros em cada uma das categorias, têm por objetivo "galardoar anualmente as melhores obras publicadas no ano anterior em língua portuguesa e em primeira edição", lê-se no regulamento constante da página da associação na internet.

Legalmente constituído em Portugal, em 1979, o P.E.N. (Poetas, Ensaístas, Novelistas) Clube Português faz parte do PEN Club Internacional, a maior e mais antiga organização de escritores de todo o mundo, criada em 1921 por autores ingleses, e cujo primeiro presidente foi John Galsworthy, prémio Nobel da Literatura em 1932.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório