Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Biografia de Manuel Teixeira Gomes é apresentada hoje em Lisboa

A biografia do escritor e ex-Presidente da República Manuel Teixeira Gomes (1860-1941), de autoria do hitoriador José Alberto Quaresma, é apresentada hoje, em Lisboa, numa sessão de homenagem ao estadista.

Biografia de Manuel Teixeira Gomes é apresentada hoje em Lisboa
Notícias ao Minuto

06:15 - 18/10/16 por Lusa

Cultura Ex-presidente

A obra, publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, intitula-se 'Manuel Teixeira Gomes --- Biografia', e é apresentada pelas 18:30, no extinto Picadeiro Real (Museu Nacional dos Coches), em Lisboa, seguindo-se uma sessão de homenagem ao antigo Presidente da República, em que são oradores o jornalista António Valdemar, o escritor Nuno Júdice e o catedrático de Estudos Políticos Nuno Severiano Teixeira.

Nesta mesma cerimónia, o violoncelista Paulo Gaio Lima interpreta a Suite n.º 1 em Sol Maior, para violoncelo solo, de Johann Sebastian Bach, e é apresentado o filme 'Zeus', de Paulo Filipe Monteiro, sobre o escritor e político português e o seu exílio, na Argélia, e feita uma leitura encenada de excertos da obra literária de Manuel Teixeira Gomes, por Silvina Pereira e Jorge Vaz de Carvalho.

Para José Alberto Quaresma, Manuel Teixeira Gomes é "uma das personalidades mais marcantes do século XX" e realça que "tem as qualidades de homem esquisito --- precioso, raro, primoroso, elegante, requintado, invulgar [e] excêntrico".

"Ateu convicto" foi uma "viajante solitário" incansável, que visitava catedrais como galerias de arte, e, a meio do mandato de Presidente da República, em dezembro de 1925, quando o país atravessava uma forte contestação política e social, desiludido com a política, como escreveu, demitiu-se do cargo, para se dedicar à literatura.

Teixeira Gomes foi o 7.º Presidente da República e mostrou-se "tão empenhado quanto cético". "Cansado de políticos, militares e gente em quem não acredita, abandona a meio o mandato e o país".

Segundo o seu biógrafo, Teixeira Gomes "não raro se deixa guiar pelas mãos do acaso". "Foi um "comerciante de olho vivo", que acumulou fortuna e esbanjou-a em "todos os prazeres".

"Frequenta o melhor do seu tempo, hotéis, restaurantes, botequins, prostíbulos. Visita insistentemente exposições, teatros, salas de concertos, museus, bibliotecas. Coleciona com paixão inúmeras obras de arte", escreve José Alberto Quaresma, acrescentando que Teixeira Gomes falou e escreveu sobre tudo "com sensibilidade, humor [e] sólida erudição".

"É, pelo engenho no manejo da língua portuguesa, um dos maiores escritores da primeira metade do século XX. Dissolve e recria na escrita, de forma insuperável, as paisagens e as vidas que o emocionam. A sua obra literária é um deslumbre para os sentidos", afirma o historiador.

O autor afirma que esta biografia "caminha como uma narrativa a duas vozes: a do biógrafo, bisbilhotando com curiosidade velada em milhares de documentos durante oito anos, e a do biografado, cioso dono do seu destino, que a deixa ecoar, com surpreendente atualidade, em manuscritos, correspondência, textos ensaísticos, crónicas e livros".

'Sabina Freire', 'Gente Singular', 'Novelas Eróticas', 'Regressos', 'Carnaval Literário', 'Agosto azul', 'Inventário de Junho', 'Cartas sem Moral Nenhuma', 'Londres Maravilhosa' são alguns títulos de Manuel Teixeira Gomes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório