Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

New York Times premiado com quatro prémios Pulitzer

O New York Times foi distinguido com quatro prémios Pulitzer, anunciou esta segunda-feira a Universidade de Columbia, e foram também premiados o Denver Post, pela cobertura do massacre em Aurora, e uma plataforma não-lucrativa de jornalismo ambiental.

New York Times premiado com quatro prémios Pulitzer
Notícias ao Minuto

21:25 - 15/04/13 por Lusa

Cultura Jornalismo

O prémio de serviço público foi atribuído ao Sun Sentinel, da Flórida, por uma reportagem de investigação sobre agentes policiais que, fora de serviço, punham em perigo a vida de cidadãos através de condução perigosa.

O New York Times foi premiado nas categorias de jornalismo de investigação, “jornalismo explicativo”, jornalismo internacional e destaques (‘features’), neste último caso por uma reportagem experimental intitulada ‘Snow Fall’ (Queda de neve), assinada por John Branch, que testou novas possibilidades narrativas no jornalismo digital ao contar a história de uma avalanche e a ciência por trás destes fenómenos.

A plataforma não-lucrativa InsideClimate News recebeu o prémio Pulitzer na categoria de jornalismo nacional “pelo seu jornalismo rigoroso sobre a regulação falaciosa dos oleodutos nacionais”, segundo a página do galardão.

Por seu lado, o Denver Post foi distinguido no campo da última hora pela cobertura do ataque no cinema em Aurora, que causou 12 mortos e 58 feridos.

O crítico de arte do Washington Post Philip Kennicott foi premiado na categoria de crítica, enquanto o Wall Street Journal recebeu o prémio para Opinião, atribuído a Bret Stephens.

O Pulitzer para Fotografia de última hora foi para uma equipa da Associated Press na Síria, enquanto no ramo de Destaques fotográficos o premiado foi o ‘freelancer’ Javier Manzano, ao serviço da AFP, por trabalho também realizado naquele país do Médio Oriente.

Os prémios Pulitzer premeiam trabalhos de jornalismo publicados nos EUA, mas também obras das “Letras, Drama e Música”, sendo atribuídos pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório