Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Cultura na região Centro sofre cortes superiores à media nacional

Agentes culturais concentraram-se, esta sexta-feira, junto das instalações da Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC), em Coimbra, em protesto contra os cortes orçamentais para o sector, que naquela zona do País são superiores à média nacional.

Cultura na região Centro sofre cortes superiores à media nacional
Notícias ao Minuto

17:02 - 05/04/13 por Lusa

Cultura Coimbra

O apoio atribuído pela Direcção Geral das Artes (DG Artes), “nos chamados ‘apoios directos’ (contratos anuais, bienais e quadrienais)”, em comparação com 2009, “caem na região Centro 78%”, sublinhou à agência Lusa Alfredo Campos, do Núcleo de Coimbra do Manifesto em Defesa da Cultura.

Entre 2009 e 2013, o apoio atribuído regista, a nível nacional, uma quebra de 65%, em média, refere aquele responsável, salientando que “nem o reforço dos ‘apoios tripartidos’ [modalidade contratual que envolve as câmaras municipais] permite disfarçar o desastre”. No conjunto, salienta, estas duas modalidades - concursos directos e tripartidos - “perdem oito milhões de euros”.

Aquele montante significa “uma redução de 41% no apoio do Estado à actividade artística em Portugal”, ascendendo a 47% na região Centro.

“O ‘aumento’ de última hora”, decidido pelo secretário de Estado da Cultura, reforçando “ligeiramente as verbas disponíveis e o número de projectos a apoiar”, na área do teatro, “não só não se fez sentir”, como os seus efeitos “foram ainda piores do que se previa”, sustenta Pedro Rodrigues, também membro daquele Núcleo.

Uma delegação das cerca de três dezenas de manifestantes entregou, entretanto, um comunicado a uma funcionária da DRCC, em representação da directora Celeste Amaro, que não se encontrou com os manifestantes por estar ocupada numa reunião, explicou a funcionária.

O Núcleo de Coimbra do Manifesto em Defesa da Cultura afirmou, através de Manuel Rocha, a sua “disponibilidade” e “interesse” em se reunir com a DRCC, em data a marcar por Celeste Amaro, de acordo com a sua agenda, para lhe dar conta dos efeitos dos cortes orçamentais, e para debater a situação da cultura na região.

No comunicado, o Núcleo, depois de se deter nos cortes orçamentais a nível nacional e da região Centro, defende, designadamente, a necessidade de se “pôr fim ao ataque à cultura, aos cortes nos apoios às artes, ao desemprego e à precariedade galopantes num sector já profundamente fragilizado pelo desinvestimento crónico”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório