Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Projetos de Santarém e Gerês recebem hoje os Prémios Europa Nostra

Os Prémios Europa Nostra, que distinguiram a reabilitação da catedral de Santarém (na foto) e o projeto do Planalto da Mourela, no Gerês, são hoje entregues em Madrid, numa cerimónia em que será conhecido o Grande Prémio e o Prémio do Público.

Projetos de Santarém e Gerês recebem hoje os Prémios Europa Nostra
Notícias ao Minuto

09:15 - 24/05/16 por Lusa

Cultura Património

A reabilitação da Catedral e do Museu Diocesano de Santarém, na categoria de conservação, e o projeto de Desenvolvimento Sustentável do Planalto da Mourela no Parque Nacional da Peneda-Gerês, na categoria educação, formação e sensibilização, foram distinguidos em abril, no âmbito do Prémio da União Europeia para o Património Cultural/Prémios Europa Nostra 2016, nas categorias da conservação e da educação.

Ao todo foram apurados 28 vencedores de 16 países para estes prémios, os mais importantes galardões europeus no domínio do património, promovidos pela Comissão Europeia e pela Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura.

O Grande Prémio e o Prémio do Público serão decididos entre estes 28 vencedores, nas diferentes categorias.

A Catedral de Santarém, datada do século XVII, foi alvo de um projeto de conservação entre 2012 e 2014, que incluiu o restauro de património arquitetónico, móvel e integrado, de vários elementos artísticos do interior e da fachada, assim como a reabilitação de áreas destinadas ao museu, que acolhe uma coleção de arte religiosa.

"A grande qualidade desta complexa conservação, quer da arte quer da arquitetura, é uma realização impressionante, especialmente quando consideramos o volume de trabalho desenvolvido", sublinhou o júri dos prémios, segundo a nota da organização, divulgada a 07 de abril, quando foram anunciados os vencedores.

O júri destacou ainda a atenção dada aos pormenores, pelos conservadores, nos restauros, a "harmonia na combinação de sucesso", entre diferentes elementos: "Este trabalho ambicioso é um excelente modelo para a ampla rede de Catedrais em Portugal".

Quanto ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, o projeto premiado foi desenvolvido no Planalto da Mourela, concelho de Montalegre, relacionado com a preservação das práticas tradicionais agrícolas, a par da conservação da paisagem.

De acordo com o júri, este projeto de desenvolvimento sustentável destacou-se pela "originalidade e criatividade".

"O foco deste fascinante projeto está na paisagem cultural desta região e em como as atividades humanas moldaram o ambiente natural. A equipa do projeto contribui para a criação de condições de sustentabilidade neste território específico do Parque Nacional, bem como para a proteção de uma parte inestimável da herança do património europeu", destacou o júri.

Além destas duas categorias, os premiados estão distribuídos também pelas categorias de investigação e de serviço dedicado ao património.

Entre os vencedores encontram-se um projeto de digitalização de cerca de nove milhões de espécimes zoológicas, botânicas e geológicas da Europa e de outros continentes (Holanda), um de sensibilização que encoraja os cidadãos a "adotar" monumentos com significado histórico e cultural nas suas comunidades (Finlândia), e a reabilitação e conversão do Hospital Francês de Faskrudsfjordur, num museu (Islândia).

A cerimónia de entrega dos prémios conta com a participação do comissário europeu da Educação e Cultura, Tibor Navracsics, e do presidente da Europa Nostra, o tenor Plácido Domingo.

Durante a cerimónia, no histórico Teatro da Zarzuela, em Madrid, serão anunciados os sete vencedores do Grande Prémio, recebendo cada um dez mil euros, e também o vencedor do Prémio do Público, escolhido entre os 28 premiados deste ano, nas diferentes áreas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório