Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

DGArtes aumentou apoios ao teatro em 1,7 milhões

Os resultados dos concursos dos apoios directos ao teatro, da Direcção Geral das Artes (DGArtes), contam com mais 1,7 milhões de euros do que o anunciado quando da abertura, no passado mês de Novembro.

DGArtes aumentou apoios ao teatro em 1,7 milhões
Notícias ao Minuto

20:16 - 02/04/13 por Lusa

Cultura Concurso

A DGArtes anunciou, na segunda-feira à noite, que 54 entidades artísticas vão repartir cerca de 4,3 milhões de euros, atribuídos nos concursos de apoios directos, anuais, bienais e quadrienais na área do teatro.

Inicialmente estava prevista a atribuição de apoios a um máximo de 30 candidaturas, num valor global de 2,55 milhões de euros, de acordo com o aviso de abertura dos concursos, publicado a 19 de Novembro de 2012, em Diário da República.

O número de beneficiários, porém, foi elevado para 54 entidades, procedendo a DGArtes a "descativação de verbas", de acordo com explicação dada por fonte desta entidade à agência Lusa.

Destas 54 entidades, na área do teatro, segundo a DGArtes, seis vão receber apoios anuais (2013), 18 bienais (2013-2014) e 30 quadrienais (2013-2016), num montante total de 4.350.391,93 euros, cerca de mais 1,7 milhões do que estava inicialmente previsto.

De acordo com a informação online da DGArtes, "por requerimento da Comissão de Apreciação e proposta do Director-geral das Artes, foi autorizado, pelo secretário de Estado da Cultura, o aumento do número de entidades a apoiar naquela área".

A Comissão de Apreciação para a área do teatro, segundo as atas publicadas no site da DGArtes, decidiu enviar uma carta ao secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, pedindo um reforço financeiro para as candidaturas deste sector.

Os especialistas, de acordo com os documentos da DGArtes, destacaram a "profunda preocupação" com o montante inicialmente disponível (2,55 milhões de euros) e a necessidade de o aumentar, "sob a pena de causar grande prejuízo e dano numa comunidade profissional com trabalho reconhecido no terreno".

As atas das reuniões da Comissão de Apreciação dos concursos são publicadas pela DGArtes. Estes documentos incluem os critérios de avaliação e majoração das candidaturas, provenientes de todas as regiões do país, os resultados provisórios do júri e os apoios solicitados.

Nos critérios de avaliação entram a qualidade artística, a relevância do percurso profissional, a consistência do projecto de gestão e comunicação e a capacidade de gerar receitas próprias e angariar financiamentos.

Para a majoração das candidaturas conta a circulação regular no território nacional, circulação internacional, a existência de um serviço educativo, o acolhimento de projectos emergentes, e a actividade fora do concelho de Lisboa.

Entre as candidaturas apreciadas contam-se A Escola da Noite - Grupo de Teatro de Coimbra, o Teatro Experimental de Cascais, Animateatro - Associação de Teatro e Animação do Seixal, Artistas Unidos (Lisboa), Companhia de Teatro na Educação do Baixo Alentejo, CENDREV - Centro Dramático de Évora Associação, Chão de Oliva - Centro de Difusão Cultural em Sintra, o Teatro Experimental do Porto, o Teatro da Cornucópia e o Teatro Aberto, ambos de Lisboa.

Os apoios directos às artes, nas áreas da arquitectura, fotografia, design, artes digitais e artes plásticas, cruzamentos disciplinares, dança e música tinha sido anunciado a 28 de Março.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório