Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Prémio Literário Hernâni Cidade deste ano dedicado ao texto poético

O Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pelo município de Redondo, no distrito de Évora, contempla este ano a modalidade de texto poético, revelou hoje a autarquia.

Prémio Literário Hernâni Cidade deste ano dedicado ao texto poético
Notícias ao Minuto

14:20 - 06/05/16 por Lusa

Cultura Redondo

A iniciativa pretende homenagear a memória do professor e escritor Hernâni Cidade, natural daquela vila alentejana, e incentivar a criatividade literária entre jovens e adultos.

Segundo o município, os concorrentes têm de construir um poema livre a partir do mote: "Enquanto quis Fortuna que tivesse/Esperança de algum contentamento,/O gosto de um suave pensamento/Me fez que seus efeitos escrevesse", de Luís de Camões.

A edição deste ano do prémio vai atribuir aos três primeiros classificados, respetivamente, 750, 375 e 250 euros, prevendo ainda o regulamento a atribuição de menções honrosas.

Os trabalhos concorrentes têm de ser entregues até ao dia 15 de julho, sendo que cada participante pode concorrer apenas com um trabalho, e os prémios serão entregues a 22 de outubro, no auditório do Centro Cultural de Redondo.

Ensaísta e investigador, Hernâni António Cidade, doutorado em Filologia Românica, foi professor de liceu e das faculdades de Letras do Porto e de Lisboa.

Dotado de grande erudição, Hernâni Cidade contribuiu para o estudo da história da cultura e da literatura portuguesa, da qual é considerado um grande especialista, tendo-se notabilizado pelos seus ensaios sobre Camões.

Colaborador de A Águia, Seara Nova e do Primeiro de Janeiro, entre outros títulos da imprensa periódica, codirigiu o Diário Liberal e deixou o seu nome ligado à fundação da Colóquio: Revista de Artes e Letras, e da Colóquio/Letras.

Hernâni Cidade nasceu em Redondo em 1887 e faleceu em Évora em 1975.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório