Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Norberto Lobo e Luís José Martins juntos no 'Guitarras ao Alto'

Os músicos Norberto Lobo e Luís José Martins vão atuar juntos em três concertos em junho, no Alentejo, na segunda edição do Guitarras ao Alto, revelou à agência Lusa o mentor do projeto, Vasco Durão.

Norberto Lobo e Luís José Martins juntos no 'Guitarras ao Alto'
Notícias ao Minuto

13:20 - 06/05/16 por Lusa

Cultura Alentejo

O Guitarras ao Alto, um evento pensado para a região do Alentejo, com concertos em espaços menos comuns e com artistas que privilegiam a guitarra, teve a primeira edição em novembro de 2014, juntando Tó Trips e Filho da Mãe.

O evento terá a segunda edição no verão, com Norberto Lobo e Luís José Martins (Deolinda), em concertos no dia 18 de junho na antiga estação ferroviária de Marvão/Beirã, convertida em alojamento turístico, no dia 19 na Praça de Touros de Sousel e no dia 23 em Évora, na abertura da Feira de São João.

Embora Luís José Martins seja mais conhecido por integrar os Deolinda, tem um trabalho individual com pontos de contacto com Norberto Lobo, numa apropriação da guitarra que abrange o registo mais experimental.

Norberto Lobo editou vários registos a solo, entre os quais "Mudar de bina" (2007), "Fala mansa" (2011) e "Fornalha" (2014), e outros em colaboração, por exemplo, com o baterstia João Lobo, em "Oba Loba" (2014), ou nos grupos Norman e Tigrala.

A par dos Deolinda, José Luís Martins reparte-se em projetos de música mais exploratória, nomeadamente em Almost a Song, com a pianista Joana Sá e no coletivo PowerTrio, novamente com Joana Sá e com o harpista Eduardo Raón.

"Há um enorme potencial em fazer eventos destes no Alentejo, que aliem cultura a espaços diferentes ou que tenham um lado turístico. O Guitarras ao Alto é um evento alentejano, de nicho e de qualidade", afirmou Vasco Durão.

Na primeira edição, o Guitarras ao Alto aconteceu em Beja, Portalegre e Campo Maior e o concerto de Tó Trips e Filho da Mãe acabou por ser replicado mais tarde no Teatro Maria Matos, em Lisboa, e registado num documentário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório