Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

O teatro do encenador italiano Romeo Castellucci no palco do S. Luiz

A peça "Sobre o conceito do rosto do filho de Deus", do encenador Romeo Castellucci, estreia-se hoje, no Teatro S. Luiz, em Lisboa, que realiza um programa de atividades em torno do criador italiano.

O teatro do encenador italiano Romeo Castellucci no palco do S. Luiz
Notícias ao Minuto

07:20 - 06/05/16 por Lusa

Cultura Lisboa

'Sobre o conceito do rosto do filho de Deus' é uma peça teatral construída a partir de uma reprodução da obra do pintor Antonello da Messina, 'Salvatore mundi' (1465), que propõe um rosto de Jesus Cristo.

"Castelluci lançou-se numa pesquisa profunda sobre a dimensão humana da abnegação e da crença, criando três sequências independentes que desejam, como explicou, 'materializar o momento em que Cristo entra na carne do homem e morre na cruz'", lê-se num comunicado da sala da rua António Maria Cardoso.

Castelluci afirmou, segundo o mesmo comunicado, que pretende compreender "o abandono da divindade [no momento em que] integra plenamente a sua dimensão humana".

"Esta peça é, ao mesmo tempo, a experiência de uma profunda humilhação, a do pai, que não se consegue controlar, e assim decompõe a sua dignidade, e uma experiência de uma profunda manifestação de amor, a do filho que vem iluminar a situação, como uma luz divina. Cabe ao espectador responder ao enigma perante o qual é colocado", explica o encenador, citado pelo S. Luiz.

'Sobre o conceito do rosto do filho de Deus' ('Sul concetto di volto nel Figlio di Dio') marca o regresso do encenador italiano à capital portuguesa, depois de ter apresentado, em 2006, 'Tragedia Endogonidia: BR#4', no Centro Cultural de Belém, no âmbito do Alkantara Festival, e motiva um programa de iniciativas que inclui filmes, conversas e uma "masterclass", no teatro de Lisboa.

O elenco de 'Sobre o conceito do rosto do filho de Deus' é constituído por Gianni Plazzi, Sergio Scarlatella e Dario Boldrini, Vito Matera e Silvano Voltolina. A assistência à direção de cena é de Giacomo Strada, e a construção de objetos, de Istvan Zimmermann e Giovanna Amoroso.

O programa gizado em torno da obra do encenador nascido em 1960, na cidade italiana de Cesena, iniciou-se na terça-feira, com várias exibições de criações suas.

Hoje são exibidos os víddeos '#8 Strasburg' e '#9 London', com apresentação de Tiago Bartolomeu Costa, crítico e consultor para a internacionalização do São Luiz Teatro Municipal.

No sábado, pelas 15 horas, Romeo Castellucci apresenta '#10 Marseille' e '#11 Cesena', antes de dirigir uma "masterclass", às 17h30, na sala Mário Viegas, sujeita a inscrição, vocacionada para estudantes e profissionais de teatro e artes performativas, e, às 21:00, está agendada uma conversa do encenador Romeo Castellucci com o público, moderada pelo crítico e dramaturgo Rui Pina Coelho.

No domingo, último dia em que está em cena 'Sobre o conceito do rosto do filho de Deus', realiza-se, às 15 horas, um encontro entre a catedrática em Filosofia Maria Filomena Molder, a atriz e encenadora Mónica Calle e o sacerdote e poeta José Tolentino Mendonça, com moderação de Pedro Sobrado, dramaturgista e investigador, com uma tese sobre o teatro religioso de Gil Vicente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório