Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

'Matter Fictions' evoca relação com a matéria no Museu Berardo

A exposição "Matter Fictions", com obras de duas dezenas de artistas portugueses e estrangeiros que contam uma história parcial da nossa relação com a matéria, vai ser inaugurada na quarta-feira, no Museu Coleção Berardo, em Lisboa.

'Matter Fictions' evoca relação com a matéria no Museu Berardo
Notícias ao Minuto

12:32 - 02/05/16 por Lusa

Cultura Exposição

De acordo com o museu, a exposição tem curadoria de Margarida Mendes e apresenta obras em vários suportes, desde instalação, vídeo e desenho, de artistas como Ana Hatherly, E. M. de Melo e Castro, The Otolith Group, Diogo Evangelista, 0rphan Drift, Mumtazz e Nina Canell.

As obras que vão ser apresentadas em 'Matter Fictions' refletem a consciência dos artistas em relação aos circuitos metabólicos da matéria, da sua agência e potencial, enquanto catalisadores de transformações económicas e biopolíticas.

Também estarão representados os artistas Joana Escoval, Jenna Sutela, André Sousa, Ursula Biemann, Zhou Tao, Nobuko Tsuchiya, Martin Howse, Ryan Jordan, Jonathan Kemp, Don't Follow the Wind, Listen to the City, Inhabitants, e Liu Chuang.

São levantadas questões como as causas da transformação planetária e a contestação do uso predatório e extrativista da matéria, o determinismo tecnológico e o trabalho maquinal.

"Esta exposição explora a forma como o cruzamento entre narrativas cosmológicas, as revoluções espaciais da poesia concreta e as ficções hipertextuais e territoriais pode ter impacto no reconhecimento da agência humana num tempo que exige a nossa intervenção perante as alterações climáticas", refere um texto sobre a mostra.

A exposição inaugura na quarta-feira, às 19:00, com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e ficará patente até 21 de agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório