Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Paulo Varela Gomes: Universidade destaca "humanista de referência"

A Universidade de Coimbra lamentou hoje a morte de Paulo Varela Gomes, considerando-o como um dos mais significativos escritores e historiadores de arte portugueses da atualidade, com "enorme inteligência" e "humanista de referência".

Paulo Varela Gomes: Universidade destaca "humanista de referência"
Notícias ao Minuto

14:44 - 01/05/16 por Lusa

Cultura Óbito

Paulo Varela Gomes, crítico, professor universitário, historiador de arte e arquitetura e antigo investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra morreu aos 63 anos de idade no sábado, dia 30, na sua casa em Podentes, Penela, quatro anos depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro.

"Perde-se alguém de uma enorme inteligência, um humanista de referência e um exemplo de luta determinada enquanto ativista político", lê-se numa nota hoje divulgada pelo CES da Universidade de Coimbra.

A direção do CES da Universidade de Coimbra lamenta "profundamente" a morte de Paulo Varela Gomes, apresentou condolências à família, deixando uma mensagem de profunda solidariedade, e considerando que Paulo Varela Gomes é "um dos mais significativos escritores e historiadores de arte portugueses da atualidade".

"Realce-se o seu extraordinário trabalho no que toca à Arquitetura, não só enquanto historiador, mas igualmente como crítico e divulgador. O seu trabalho determinado e a obra que deixou, resultante, por exemplo, da sua relação com o oriente, mais precisamente com Goa, viria a revelar-se seminal em muitas das suas inflexões intelectuais desenvolvidas no âmbito do CES", refere a mesma nota de imprensa.

Nascido em 1952, Paulo Varela Gomes licenciou-se em História, fez o mestrado em História da Arte e doutorou-se em História da Arquitetura, tendo sido professor da Universidade de Coimbra, onde deu a última aula em dezembro de 2012 sob o título de "Do sublime em arquitetura".

De acordo com a biografia existente na página do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde foi investigador, foi representante da Fundação Oriente em Goa de 1996 a 1998 e, mais tarde, entre 2007 e 2009.

O funeral sai hoje para o cemitério de Podentes, Penela, após uma missa de corpo presente, pelas 15:30.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório