Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Coral Sinfónico de Portugal assinala 25 anos com concerto

O Coral Sinfónico de Portugal apresenta no domingo, no Teatro Virgínia, em Torres Novas, um concerto que assinala os seus 25 anos de atividade, com peças de três compositores que viveram "no auge da época romântica".

Coral Sinfónico de Portugal assinala 25 anos com concerto
Notícias ao Minuto

22:00 - 29/04/16 por Lusa

Cultura Torres Novas

Projeto da maestrina escocesa Saraswati Griffith, o Coral Sinfónico de Portugal junta todos os anos, desde 1991, coralistas de todo o país, que se reúnem no primeiro domingo de cada mês na quinta de Vishuddha, em Torres Novas, para ensaiarem "algumas das mais conceituadas obras-primas do património mundial".

O concerto que vai ser apresentado no domingo inclui o 'Te Deum' de Anton Bruckner, "obra singular da qual o próprio compositor se sentia mais orgulhoso", afirma Saraswati Griffith numa nota enviada à Lusa.

Na primeira parte do programa, a música russa está em foco, com a estreia em Portugal da 'Missa Sancti Nicolai', do compositor Modest Mussorgsky, num arranjo de Philip Lane.

O concerto abre com o 'Festival em Baghdad', o último andamento da suíte sinfónica 'Scheherazade', de Nikolai Rimsky-Korsakov, realça.

O concerto conta com a presença dos solistas Angélica Neto (soprano), Susana Teixeira (meio-soprano), João Rodrigues (tenor) e Armando Possante (baixo), sob a direção da maestrina Saraswati, realizando-se em parceria com o Teatro Virgínia e o município de Torres Novas.

"Desde 1991, o Coro e Orquestra do Coral Sinfónico de Portugal preparam e interpretam algumas das mais célebres obras corais sinfónicas do património mundial, proporcionando ao público que reside fora das grandes cidades uma rara oportunidade de conhecer estas magníficas peças", refere uma nota da Câmara de Torres Novas.

Com sede em Torres Novas, na quinta onde Saraswati parou há três décadas quando rumava "em direção ao sol", o Coral Sinfónico de Portugal "é um coro com características únicas, em que se juntam coralistas de diversos locais do país", de todas as idades, de vários estratos sociais e profissionais, com experiência musical diversa, mas todas com a motivação comum "de estudar e interpretar uma grande obra coral do património mundial".

O município destaca que esta é "uma oportunidade singular em Portugal, geralmente proporcionada só aos relativamente poucos coralistas que cantam nos coros profissionais ou semiprofissionais nas grandes cidades".

O Coral Sinfónico de Portugal tem-se apresentado em espaços religiosos, como a Sé de Évora e o Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, e em teatros como o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, o Ateneu Artístico, em Vila Franca de Xira, o Teatro Municipal de Almada "e, todos os anos, em casa, no Teatro Virgínia".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório