Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

'Sobre o conceito do rosto do filho de Deus' estreia em maio

O Teatro S. Luiz, em Lisboa, estreia no dia 6 de maio, a peça 'Sobre o conceito do rosto do filho de Deus', do encenador Romeo Castellucci, e realiza um programa de atividades em torno da sua obra.

'Sobre o conceito do rosto do filho de Deus' estreia em maio
Notícias ao Minuto

21:00 - 29/04/16 por Lusa

Cultura Romeo Castellucci

'Sobre o conceito do rosto do filho de Deus' ('Sul concetto di volto nel Figlio di Dio)' marca o regresso do encenador italiano à capital portuguesa, depois de ter apresentado em 2006, 'Tragedia Endogonidia: BR#4', no Centro Cultural de Belém, no âmbito do Alkantara Festival, e motiva um programa de iniciativas que inclui filmes, conversas e uma 'masterclass'.

A peça 'Sobre o conceito do rosto do filho de Deus' foi construída a partir de uma reprodução da obra do pintor Antonello da Messina, 'Salvatore mundi' (1465), que propõe um rosto de Jesus Cristo.

"Castelluci lançou-se numa pesquisa profunda sobre a dimensão humana da abnegação e da crença, criando três sequências independentes que desejam, como explicou, 'materializar o momento em que Cristo entra na carne do homem e morre na cruz'', lê-se num comunicado da sala da rua António Maria Cardoso.

Castelluci afirmou ainda que pretende compreender 'o abandono da divindade [no momento em que] integra plenamente a sua dimensão humana'.

"Esta peça é, ao mesmo tempo, a experiência de uma profunda humilhação a do pai que não se consegue controlar e, assim, decompõe a sua dignidade e, uma experiência de uma profunda manifestação de amor a do filho que vem iluminar a situação, como uma luz divina. Cabe ao espectador responder ao enigma perante o qual é colocado", explica o encenador citado pelo S. Luiz.

O elenco é constituído por Gianni Plazzi, Sergio Scarlatella e Dario Boldrini, Vito Matera e Silvano Voltolina; a assistência à direção de cena é de Giacomo Strada e a construção de objetos de Istvan Zimmermann, Giovanna Amoroso.

Quanto ao programa gizado em torno da obra do encenador nascido em 1960 na cidade italiana de Cesena, inclui a projeção integral em vídeo do ciclo 'Tragedia Endogonidia' (2002-2004), na sala Mário Viegas, a partir de terça até quinta-feira próximas, e do 'Vídeo-memória: Cristiano Carloni e Stefano Franceschetti'.

Na terça-feira e na quinta-feira iniciam-se projeção de vários vídeos sobre a obra do encenador com apresentações de Sara dal Corso, atriz da companhia Socìetas Raffaello Sanzio, e de Aida Tavares, diretora artística do São Luiz Teatro Municipal, e de Tiago Bartolomeu Costa, crítico e consultor para a internacionalização do São Luiz Teatro Municipal, entre outros.

A 7 de maio, pelas 15h00 Romeo Castellucci apresenta '#10 Marseille' e '#11 Cesena', antes de dirigir uma 'masterclass' às 17h30.

Ainda no dia 7, pelas 17h30, na sala Mário Viegas tem lugar um 'Encontro com Romeo Castellucci' vocacionado para estudantes e profissionais de teatro e artes performativas, sujeito a inscrição, e, às 21h00, uma conversa do encenador Romeo Castellucci com o público, moderada pelo crítico e dramaturgo Rui Pina Coelho.

No dia seguinte, domingo, dia 9, às 15h00 realiza-se um encontro entre a catedrática em Filosofia, Maria Filomena Molder, a atriz e encenadora Mónica Calle, e o sacerdote e poeta José Tolentino Mendonça, com moderação de Pedro Sobrado, dramaturgista e investigador com uma tese sobre o teatro religioso de Gil Vicente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório