Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Documentário sobre música eletrónica "Tecla tónica" no IndieLisboa

O documentário "Tecla tónica", de Eduardo Morais, sobre a música electrónica portuguesa desde finais dos anos 1960, estreia-se no sábado na Culturgest, no festival de cinema IndieLisboa.

Documentário sobre música eletrónica "Tecla tónica" no IndieLisboa
Notícias ao Minuto

14:48 - 29/04/16 por Lusa

Cultura Espectáculo

Depois de ter feito uma viagem ao rock português, com "Meio metro de pedra", e ao mundo dos colecionadores de vinil, com "Música em Pó", Eduardo Morais centrou as atenções nos sintetizadores, com depoimentos de algumas das figuras pioneiras da música electrónica portuguesa.

"Tecla tónica", que integra a secção "IndieMusic" do festival IndieLisboa, conta com a participação, por exemplo, de Carlos Zíngaro, Vítor Rua, José Cid, Carlos Maria Trindade, Rafael Toral e Miguel Graça Moura.

A eles juntam-se ainda depoimentos de Fernando Abrantes, engenheiro de som que chegou a integrar os Kraftwerk, DJ Ride e DJ Vibe, Pedro Coquenão, mentor de Batida, e Luís Clara Gomes, músico e produtor conhecido como Moullinex.

Eduardo Morais, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, de onde é natural, estreou-se na rodagem de documentários com "Meio metro de Pedra", sobre o rock'n'roll português, desde o fim da década de 1950 até à atualidade.

O seu segundo trabalho, "Música em Pó", foi dedicado aos colecionadores de discos de vinil e em 2014 estreou "Uivo", um filme dedicado ao radialista António Sérgio.

Depois da exibição no IndieLisboa - que inclui ainda uma festa de encerramento do festival na Culturgest - "Tecla Tónica" será exibido a partir de maio num périplo por várias cidades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório