Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Criação e Linguagem junta artistas e pensadores em Santarém

O Teatro Sá da Bandeira (TSB), em Santarém, apresenta, de 07 a 14 de maio, a segunda edição do ciclo Criação e Linguagem, que reúne artistas e pensadores cruzando diversas áreas de criação artística.

Criação e Linguagem junta artistas e pensadores em Santarém
Notícias ao Minuto

13:19 - 29/04/16 por Lusa

Cultura Teatro

Tal como aconteceu na primeira edição, um conjunto de personalidades -- desta vez a performer/coreógrafa/encenadora Sónia Baptista, a editora Carla Oliveira, o bailarino/coreógrafo João dos Santos Martins, o fotógrafo Valter Vinagre, a professora Maria Sequeira Mendes e o músico/vocalista Jorge Bruto -- foram desafiadas a convidar alguém com quem gostassem de "conversar, debater, discutir ou travar um duelo".

Pedro Barreiro, coordenador e programador do Teatro Sá da Bandeira, que idealizou o ciclo Criação e Linguagem com o professor e tradutor Rui Lopes, disse à agência Lusa que da proposta feita aos participantes nesta segunda edição resultarão seis conversas.

As duas primeiras estão agendadas para 07 de maio, sendo que Sónia Baptista conversará, às 16:00, com Paula Sá Nogueira (do Teatro Cão Solteiro) sobre linguagem poética e linguagem performativa e Carla Oliveira falará, às 17:30, com o ilustrador André Letria e com o escritor Ricardo Henriques sobre "como se publica, escreve e desenha um livro para crianças", sendo estas convidadas a participar na conversa.

No dia 08 de maio, às 16:00, João dos Santos Martins convida o também bailarino e coreógrafo João Fiadeiro para uma conversa sobre "éticas de trabalho e desafios do discurso coreográfico" e, às 17:30, Valter Vinagre terá uma "conversa-espetáculo" intitulada "Quatro Sentidos" com o músico, pianista e compositor Filipe Raposo.

A conversa de Jorge Bruto com o locutor da Antena 3 Nuno Calado, sobre "rock'n'roll", vai acontecer no dia 14 às 16:00, encerrando o ciclo às 17:30 desse dia com Maria Sequeira Mendes a apresentar o cineasta André Godinho.

A iniciativa tem ainda outra vertente, sendo cada um dos convidados desafiado a fazer uma proposta para a agenda cultural da semana, "como extensão das conversas", disse Pedro Barreiro à Lusa.

Assim, no dia 07 à noite, Sónia Batista apresenta no TSB a performance "In the fall the fox, e na queda raposar", no dia seguinte, também à noite, João dos Santos Martins protagoniza uma "conferência-performance-exposição" intitulada "Dança da crise ou talvez ele pudesse pensar primeiro e dançar depois ou como fazer coisas sem dança ou oldschool#40".

Numa parceria com o Cineclube de Santarém, no dia 11 à noite, serão apresentados três filmes de André Godinho -- "La Chambre Jaune", "Ponto Morto" e "Fim da Fita" -, encerrando o ciclo com um "workshop de irreverência", por Jorge Bruto, no dia 14 à noite.

Ao longo da semana em que dura o ciclo, a proposta de Carla Oliveira, uma exposição de ilustrações de Catarina Sobral, "Cachimbos e Cartas de Amor", estará patente ao público, e, até ao final do mês, pode ser vista a exposição de desenhos de Jorge Feijão proposta por Valter Vinagre.

A iniciativa inclui ainda uma Feira do Livro, nos dias 07, 08 e 14, com a presença de editoras vocacionadas para o público infantojuvenil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório