Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Escritor mexicano Fernando del Paso recebe Prémio Cervantes

O escritor mexicano Fernando del Paso recebeu hoje o Prémio Cervantes das mãos do rei de Espanha, Felipe IV, numa cerimónia solene na Universidade de Alcalá de Henares, em Madrid.

Escritor mexicano Fernando del Paso recebe Prémio Cervantes
Notícias ao Minuto

16:10 - 23/04/16 por Lusa

Cultura Literatura

Fernando del Paso, 81 anos, é o sexto mexicano distinguido com o Prémio Cervantes e recebeu-o deslocando-se numa cadeira de rodas, devido ao debilitado estado de saúde.

O prémio tem associado um valor de 125 mil euros e a cerimónia de entrega contou com cerca de 200 convidados, metade do habitual, por razões de segurança. Estiveram presentes, entre outros, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e o líder do PSOE, Pedro Sanchez.

O escritor aproveitou o discurso de agradecimento para denunciar a situação atual no seu país.

"As coisas no México só mudaram para pior, continuam os roubos, extorsões, sequestros, desaparecimentos, assassínios de mulheres, discriminação, impunidade e cinismo", apontou.

Fernando del Paso criticou ainda a aprovação de uma "lei opressora" que permite à polícia deter e "disparar em manifestações e reuniões públicas que atentem, segundo o seu critério, contra a segurança, a ordem pública, a integridade, a vida e a propriedade".

Criado em 1979 pelo Ministério da Cultura espanhol, o Prémio Cervantes distingue a trajetória de um escritor que com o conjunto da sua obra tenha contribuído para enriquecer o legado literário hispânico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório