Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal conquista quatro prémios europeus do Património Cultural

Os restauros do Liceu Passos Manuel, em Lisboa, e do chalet da condessa de Edla, em Sintra, a Fundação Ricardo Espírito Santo e o Projecto SOS Azulejo estão entre os 30 vencedores dos Prémios Europa Nostra 2013.

Portugal conquista quatro prémios europeus do Património Cultural
Notícias ao Minuto

11:22 - 26/03/13 por Lusa

Cultura Bruxelas

Os 30 premiados em quatro categorias, anunciados esta terça-feira, em Bruxelas, foram seleccionados entre 200 candidaturas nomeadas, e, neste conjunto serão ainda galardoados seis com os prémios principais.

No conjunto de 30 premiados deste ano, Portugal foi distinguido nas áreas de Conservação, na de Contribuição de uma organização e na de Educação.

Os prémios principais serão anunciados a 16 de Junho, numa cerimónia oficial que decorrerá em Atenas, na Grécia, com a presença da comissária europeia para a Educação e Cultura, Androulla Vassiliou.

Os Prémios Europa Nostra do Património Cultural da União Europeia (UE) foram criados em 2002, fazendo parte da implementação do Programa Europeu Cultura, e são atribuídos anualmente pela Federação pan-Europeia para o Património Cultural Europa Nostra sob a égide da Comissão Europeia.

Os prémios estão distribuídos em quatro categorias do património cultural: Conservação, Pesquisa, Contribuição exemplar de um indivíduo ou organização, e Educação, formação e sensibilização.

Os projectos de recuperação do Liceu Passos Manuel, em Lisboa, e do chalet da condessa de Edla, em Sintra, foram contemplados entre 15 galardoados na área da Conservação, distribuídos por países como a Estónia, Espanha, Holanda, Grécia e Reino Unido.

A Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, que desde os anos 1950 possui um museu, escola de artes e oficinas de restauro e conservação de património, foi galardoada na categoria de Contribuição exemplar de um indivíduo ou organização na área de serviços, entre um total de cinco premiados também da França, Alemanha, Grécia e Reino Unido.

Portugal foi ainda premiado na categoria de Educação, formação e sensibilização pelo projecto SOS Azulejo, que é desenvolvido na área de prevenção criminal e conservação preventiva do património azulejar do país.

Nesta categoria foram premiados mais cinco projectos da Irlanda, Letónia, Espanha, Itália e Reino Unido.

Todos os premiados recebem uma placa ou troféu, e os seis grandes premiados, que serão anunciados em Junho, recebem ainda um prémio monetário de 10 mil euros cada.

No ano passado, Portugal foi premiado pelo restauro dos seis órgãos do Palácio de Mafra, na sequência de um projecto que durou mais de uma década.

No ano passado, a cerimónia dos prémios Europa Nostra decorreu no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório