Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Exposição de Joana Vasconcelos estreia-se no Palácio Nacional da Ajuda

A exposição da artista plástica Joana Vasconcelos abre este sábado ao público no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, com 37 obras criadas na última década, a maioria inédita e outras emblemáticas, como ‘A Noiva’ e ‘Coração Independente’.

Exposição de Joana Vasconcelos estreia-se no Palácio Nacional da Ajuda
Notícias ao Minuto

14:03 - 23/03/13 por Lusa

Cultura Arte

Depois de ter mostrado obras no Palácio de Versalhes, em Paris, no ano passado, a artista volta a um espaço que foi habitado por uma família real, desta vez a portuguesa, e a concepção da exposição foi inspirada na figura da rainha portuguesa Maria Pia.

A exposição, organizada pelo Palácio Nacional da Ajuda, monumento tutelado pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), e pela empresa organizadora de eventos Everything is New, ficará patente até 25 de Agosto.

A par das peças cobertas de ‘crochet’, inspiradas no bestiário de Bordalo Pinheiro, e os sapatos femininos criados com o típico tacho português, na peça intitulada ‘Marilyn’, vão estar também expostas obras mais recentes, nunca antes exibidas em Portugal, como ‘Lilicoptère’, ‘Perruque’ ou ‘War Games’.

A peça ‘A Noiva’, recusada na exposição de Joana Vasconcelos no Palácio de Versalhes, é uma das obras que a artista vai mostrar no espaço, onde foi criado um percurso em dois pisos do monumento.

Edificado na primeira metade do século XIX, o Palácio da Ajuda foi o local de residência oficial da monarquia portuguesa até à instauração da República e, em 1968, abriu ao público como museu.

A exposição de Joana Vasconcelos vai estar aberta diariamente, exceto às quartas-feiras, das 10h00 às 19h00, e aos sábados das 10h00 às 21h00.

Para fazer a ligação entre a baixa de Belém e o topo da calçada da Ajuda, onde está situado o palácio, a Everything is New vai instalar um serviço de transporte para os visitantes.

O preço do bilhete normal de entrada na exposição é de 10 euros (o dobro do preço habitual da entrada no palácio), e o bilhete jovem (dos seis aos 18 anos) custa cinco euros, o mesmo para seniores (maiores de 65 anos). Até aos seis anos, as entradas são gratuitas.

Os estudantes até aos 25 anos também pagam cinco euros e há bilhetes em modalidades para famílias que vão dos 20 aos 24 euros.

Para entrar na exposição com acesso prioritário, sem ter de esperar em filas, a organização criou um bilhete Fast Lane Adulto (15 euros) e Fast Lane Jovem (10 euros).

Nas visitas em grupo de escolas, até ao 12.º ano, e universidades, os alunos têm um bilhete que custa quatro euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório