Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Novo disco de Camané inclui inéditos e sai em Abril

O fadista Camané realiza concertos em Guimarães e Lisboa, em Abril, altura em que vai sair o álbum ‘O Melhor 1995-2013’, que também vai incluir inéditos, entre os quais ‘Ai Margarida’, de Álvaro de Campos e Mário Laginha.

Novo disco de Camané inclui inéditos e sai em Abril
Notícias ao Minuto

10:56 - 18/03/13 por Lusa

Cultura Música

O anúncio foi feito esta segunda-feira pela discográfica do fadista, que adiantou que, no dia 29 de Junho, Camané vai actuar na Casa da Música, no Porto.

O espectáculo em Guimarães está agendado para o dia 27 de Abril, no Centro Cultural Vila Flor, e, no dia 30 de Abril, Camané sobe ao palco do grande auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, disse à Lusa fonte da EMI Music.

Precisamente no dia anterior à actuação na capital, é editado o álbum ‘O Melhor 1995-2013’, um ‘trabalho que reúne os grandes clássicos da sua carreira, desde o lançamento do primeiro álbum de originais, de 1995, intitulado 'Uma Noite De Fados', até ao mais recente 'Do Amor e Dos Dias', de 2010’, afirmou a mesma fonte.

Este álbum ‘trará também alguns inéditos, temas nunca antes gravados pelo fadista, como o single de apresentação, 'Ai Margarida', com saída agendada para o início de Abril’.

Camané, 45 anos, começou a cantar fado e a gravar ainda jovem, fortemente influenciado pelo meio familiar. Em 1979, venceu a Grande Noite do Fado de Lisboa, tendo participado, na década de 1980, em várias produções teatrais de Filipe la Feria como ‘Grande Noite’, ‘Maldita Cocaína’ e ‘Cabaret’.

De ‘Uma noite de fados’, gravado ao vivo no Palácio das Alcáçovas, em Lisboa, constam temas como ‘Aquela e triste e leda madrugada’, ‘O espaço e o tempo’ ou ‘Saudades trago comigo’. O álbum foi editado em vários países europeus, tendo o fadista atuado, entre outros, em Espanha, França, Holanda e Itália.

Em 1998, editou ‘Na Linha da vida’, que a imprensa considerou um dos melhores álbuns do ano, e que incluiu fados como ‘Eu não me entendo’ ou ‘Senhora do Livramento’.

Ao longo da sua carreira, até este ano, entre álbuns de estúdio, gravados ao vivo e um que fez uma primeira compilação do seu repertório, ‘The art of Camané -- The prince of fado’, editado em 2004 pela Hemisphere, o fadista soma 11 álbuns, excluindo os discos gravados na juventude.

Camané tem atuado em vários países da Europa e das Américas, como Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Reino Unido, Suíça, Bulgária, Polónia e Hungria. Em 2011, cantou na Brooklyn Academy of Music, de Nova Iorque, num concerto elogiado pelo New York Times.

Em 2008, editou ‘Sempre de mim’, em que interpretou poetas como Luís Macedo e Pedro Homem de Mello, e resgatou composições inéditas de Alain Oulman, compositor exclusivo de Amália Rodrigues, falecido em 1990.

Em 2010, saiu ‘Do amor e dos dias’ em que, entre outros, gravou ‘Súplica’, ‘Último recado’ e ‘Emboscadas’.

Camané tem feito incursões noutros géneros musicais. No ano passado actuou no Festival Île de France, em Paris, numa homenagem a Cesária Évora, acompanhado pelos músicos da cantora cabo-verdiana, e foi um dos escolhidos para integrar o projecto ‘Humanos’, com Manuela Azevedo e David Fonseca, que recuperou temas inéditos de António Variações, 20 anos após a morte deste criador.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório