Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Eduardo Lourenço

O Centro de Estudos Ibéricos, na Guarda, aceita candidaturas à 12.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, um galardão destinado a premiar personalidades ou instituições "com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas".

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Eduardo Lourenço
Notícias ao Minuto

09:58 - 07/03/16 por Lusa

Cultura Estudo

Segundo o Centro de Estudos Ibéricos (CEI), "qualquer instituição ou pessoa pode enviar propostas de candidatura" até ao dia 11 de abril, podendo o regulamento do prémio ser consultado em www.cei.pt.

O Prémio Eduardo Lourenço 2016, no montante de 7.500 euros, será atribuído por um júri constituído pelos membros da direção do CEI (reitores das Universidades de Coimbra e de Salamanca e o presidente da Câmara Municipal da Guarda) e por mais oito personalidades sendo, no presente ano, presidido pelo reitor da Universidade de Salamanca (Espanha).

O galardão, com o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e diretor honorífico do CEI, que tem sede na Guarda, teve a sua primeira edição em 2004 e já distinguiu várias personalidades de relevo de Portugal e de Espanha.

Nas edições anteriores receberam o Prémio Eduardo Lourenço a professora catedrática Maria Helena da Rocha Pereira, o jornalista Agustín Remesal, a pianista Maria João Pires, o poeta Ángel Campos Pámpano, o professor catedrático de direito penal Jorge Figueiredo Dias, os escritores César António Molina, Mia Couto e Agustina Bessa Luís, o teólogo José María Martín Patino e os professores e investigadores Jerónimo Pizarro e Antonio Sáez Delgado.

O CEI foi criado a partir de um desafio lançado por Eduardo Lourenço, natural de São Pedro do Rio Seco, no concelho de Almeida, distrito da Guarda, na sessão solene comemorativa do Oitavo Centenário do Foral da Guarda, em 1999.

Foi criado em resultado de uma parceria que envolveu inicialmente a Câmara Municipal da Guarda e as Universidades de Coimbra e de Salamanca e, mais tarde, o Instituto Politécnico local.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório