Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Lisboa escolhida para entrega do Prémio de Arquitectura Aga Khan

A capital portuguesa foi a cidade escolhida para a cerimónia de entrega do Prémio de Arquitectura Aga Khan, no próximo mês de Setembro, indica este sábado o Ministério dos Negócios Estrangeiros, em comunicado.

Lisboa escolhida para entrega do Prémio de Arquitectura Aga Khan
Notícias ao Minuto

14:49 - 16/03/13 por Lusa

Cultura Arquitetura

De acordo com o comunicado, o prémio é de um milhão de dólares (770 mil euros) e a cerimónia vai decorrer no Castelo de São Jorge, em Lisboa, em Setembro.

“Os locais para a cerimónia de atribuição deste prémio são escolhidos com base na sua importância arquitectónica. Portugal foi considerado pelo director do Prémio de Arquitectura Aga Khan, Farrokh Derakhshani, um exemplo de como uma sociedade plural pode abraçar outras culturas, mantendo e preservando a sua, tendo sido também relevante a qualidade e prestígio dos arquitectos portugueses reconhecidos e premiados internacionalmente”, refere o documento.

Segundo o MNE, o evento “não se limita a uma cerimónia de entrega do prémio” mas inclui ainda a realização de um seminário internacional, durante o qual são apresentados os projectos premiados, permitindo aos participantes debater as grandes questões relacionadas com a arquitectura contemporânea.

O prémio, criado em 1977, é trienal e distingue projectos que marquem novos padrões de excelência na arquitectura, planeamento, preservação de património histórico e arquitectura paisagística.

Todos os projectos são seleccionados por um júri independente.

Ainda segundo o comunicado, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas reuniu-se com Príncipe Aga Kan, na sede da fundação, em Chantilly, França, em Janeiro, tendo trabalhado com os representantes da Fundação Aga Khan em Lisboa ao longo do último ano e meio.

Os outros locais anteriormente escolhidos foram o Museu de Arte Islâmica de Doha, no Qatar em 2010 ou Petronas Towers de Kuala Lumpur, na Malásia em 2007.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório