Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

'Desastres do Amor' em palco no Teatro S. João

O director da companhia teatral da Cornucópia, Luís Miguel Cintra, vai levar ao palco do Teatro Nacional S. João (TNSJ), no Porto, a partir desta sexta-feira 'Os Desastres do Amor', quando espera que ocorra uma mudança social radical.

'Desastres do Amor' em palco no Teatro S. João
Notícias ao Minuto

09:26 - 15/03/13 por Lusa

Cultura Peça

A peça, que fica em cena até dia 24, estreou-se no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, no passado mês de Novembro e combina trechos de diversos textos de Pierre de Marivaux, autor francês do século XVIII que "está constantemente a falar de amor", explicou à Lusa Luís Miguel Cintra.

"Há uma espécie de agitação, mal-estar, qualquer coisa que a gente não percebe muito bem o que é, mas que pede uma mudança e oxalá aconteça uma mudança tão importante como foi a Revolução Francesa no século XVIII. Já não serei eu que a verei, mas espero que isso aconteça", afirmou o actor e encenador.

Tudo surgiu de uma conversa com a actriz Rita Blanco, que encarna a personagem de Felícia e que num dos últimos espectáculos da Cornucópia perguntou: "E o amor?", ao que Cintra respondeu: "Espera aí que eu já te digo".

O fundador da Cornucópia realça a actualidade de Marivaux e considera que nos dias de hoje, "o amor não é livre porque as próprias consciências não são livres. Estão minadas por preconceitos, proibições e por valores como o dinheiro que se sobrepõem ao das relações entre as pessoas".

Luís Miguel Cintra refere, também, que "há da parte dos mais novos uma responsabilização individual maior, que é o lado bom do egoísmo", o que o leva a perder os medos sentidos em tempos de que haveria "muita sacanagem com uns a torpedearem os outros".

"O que reparo com muita gente nova que conheço não é isso. É uma grande responsabilização individual, contar apenas consigo próprio, mas um grande respeito também pelo outro a quem não se faz mal", disse o encenador.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório