Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Cante alentejano estreia-se hoje na capital espanhola

O cante alentejano faz-se ouvir hoje, pela primeira vez, em Madrid, com a atuação dos cantadores de Vila Nova de São Bento e d'Os Ganhões de Castro Verde, no Teatro do Círculo de Bellas Artes.

Cante alentejano estreia-se hoje na capital espanhola
Notícias ao Minuto

06:05 - 13/02/16 por Lusa

Cultura Madrid

Além dos grupos dos concelhos de Serpa e Castro Verde, "estará igualmente presente um instrumento muito associado ao cante, a viola campaniça, interpretada pelos Moços D`uma Cana", disse à Lusa fonte da organização.

O Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento nasceu em abril de 1986, de "encontros ocasionais na taberna a beber uns copos", disse à Lusa fonte do Festival Terras Sem Sombra (FTSS), que organiza esta iniciativa.

"Cantaram, como era tradição, gostaram de ouvir-se, vibraram de entusiasmo e, sob a euforia, um deles terá sugerido que deviam formar um rancho, e a ideia instalou-se nos espíritos, fervilhou, avolumou-se, galvanizou-os, a ponto de convidarem alguns amigos para o novo rancho", que atualmente conta com 30 elementos.

A Associação de Cante Alentejano 'Os Ganhões' de Castro Verde, cujo grupo estará em Madrid, tem como objetivos, a preservação e divulgação do cante alentejano, dos usos e costumes do concelho de Castro Verde, a manutenção do funcionamento de grupos corais de cante alentejano e a promoção de ações, por sua iniciativa ou com outras entidades, com vista à referida preservação e divulgação do cante alentejano.

O grupo Moços D´Uma Cana é o resultado de um projeto do agrupamento de Escolas de Castro Verde, em parceria com as autarquias locais, e a Cortiçol - Cooperativa de Informação e Cultura.

Este projeto passou "pela construção e o ensino do toque da viola campaniça", em ambiente escolar e, uma vez terminado esse percurso, "os alunos envolvidos decidiram formar-se como associação/grupo em prol da defesa da construção e do toque da viola campaniça, bem como do cante alentejano".

"Um território une-se em torno da música, património e biodiversidade, para levar o Alentejo a Madrid. A cultura é a melhor forma de promoção de um país, e o FTSS é o veículo de transmissão destes valores ancestrais, e, pela primeira vez, o Cante Alentejano, património imaterial da Humanidade desde 2014, poderá ser ouvido em Madrid", disse à Lusa Sara Fonseca, diretora executiva do FTSS.

A estreia do Cante Alentejano em Madrid faz parte do programa de apresentação da 12.ª edição do FTSS, na capital espanhola, que aconteceu na passada quinta-feira, na embaixada de Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório