Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Raro auto-retrato de Paula Rego falha venda a leilão em Londres

Um dos raros auto-retratos da pintora portuguesa Paula Rego, avaliado por uma estimativa base de entre 200 mil a 250 mil libras (257 mil e 321 mil euros), falhou hoje a venda em leilão em Londres.

Raro auto-retrato de Paula Rego falha venda a leilão em Londres
Notícias ao Minuto

08:30 - 13/02/16 por Lusa

Cultura Obras

O quadro foi à praça no leilão de arte contemporânea e do pós-guerra da Christie's, entre obras de Damien Hirst, Andy Warhol, Yves Klein, que no total rendeu cerca de 14,3 milhões de libras (18,5 milhões de euros).

"Border Patrol: Self-portrait with Lila, Reflection and Ana" é um trabalho de pastel sobre papel de 2004, onde, além de Lila Nunes, a modelo que a pintora portuguesa mais frequentemente usa, e Ana, outra colaboradora, surge também a própria Paula Rego.

Lila está sentada numa cadeira de madeira, olhando para o seu reflexo num pequeno espelho que Ana segura à sua frente, mas, em vez de mostrar a cara de Lila no espelho, a artista pinta o seu próprio rosto.

A obra fez parte da retrospectiva dedicada a Paula Rego pelo Museu Reina Sofia, em Madrid, em 2007-08, que viajou depois para o Museu Nacional de Mulheres nas Artes, em Washington.

Esta foi a segunda obra que falhou a venda em leilão esta semana: na quarta-feira, "The Bullfighter's Godmother", um quadro de acrílico em papel sobre tela, datado de 1990-91 e avaliado por entre 500 mil e 700 mil libras (687 mil e 961 mil euros), também não encontrou comprador.

Já "Untitled (Girl Shaving a Dog)" ["Sem título (Menina a fazer a barba a um cão)"], um pequeno acrílico sobre papel da série "A Menina e o Cão" de Paula Rego, foi arrematado por 137 mil libras (174 mil euros) na quinta-feira, desta vez na Sotheby's.

De acordo com as notas da leiloeira, a série, executada em 1986, tem referências ao sentimentos "violentos e ambíguos de Rego enquanto cuidava do marido doente", o pintor Victor Willing, que morreu em 1988 de esclerose múltipla.

O quadro mostra uma jovem mulher sentada numa cadeira a barbear o queixo e garganta de um cão como se fossem um homem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório