Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Bairro lisboeta Padre Cruz prepara-se para ser galeria de arte urbana

Do projeto "Criar mudança através da Arte Urbana", a decorrer no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, nascerá uma galeria de arte a céu aberto, que parte da intervenção social com jovens e envolve a população que ali vive.

Bairro lisboeta Padre Cruz prepara-se para ser galeria de arte urbana
Notícias ao Minuto

20:00 - 12/02/16 por Lusa

Cultura Porjeto

"Com este projeto é nossa intenção contribuir para a criação de uma galeria de arte urbana no Bairro Padre Cruz, que em agosto terá cerca de 50 murais, transformando-se numa das maiores galerias de arte urbana da Europa. A estratégia passa não apenas pela pintura de murais mas por uma forte intervenção social com jovens e envolvendo a população", contou à Lusa Paulo Quaresma, o coordenador do projeto.

O "Criar mudança através da Arte Urbana", iniciativa das associações Boutique da Cultura e Crescer a Cores, foi um dos vencedores do programa BIP-ZIP (Bairros de Intervenção Prioritária - Zonas de Intervenção Prioritária) da Câmara Municipal de Lisboa na edição 2015-2016.

A primeira fase do projeto, já a decorrer, passa por trabalhar com "25 jovens sem experiência na pintura de murais, mas com vontade de aprender como se faz", contou Paulo Quaresma à Lusa.

Com os jovens estão a ser trabalhadas "algumas competências sociais, como trabalhar em grupo, liderança, trabalho comunitário, assim como competências artísticas". Nesta fase de formação entram também os artistas que em junho/julho irão realizar murais no bairro com a ajuda dos jovens.

Antes de cada mural aparecer haverá uma reunião com os moradores, "para explicar o conceito a quem vive mais perto de cada obra".

No final "será produzido um catálogo da galeria "para que os visitantes tenham acesso a toda a informação e a possíveis percursos pelo bairro".

Durante a formação, alguns jovens irão aprender a serem guias turísticos da galeria, "promovendo assim o bairro e criando condições para a sustentabilidade do projeto e para a entrada no mercado de trabalho".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório