Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Georges Aperghis distinguido com prémio Fronteiras do Conhecimento

O compositor em residência da Casa da Música em 2016, Georges Aperghis, foi distinguido com o prémio Fundação BBVA Fronteiras do Conhecimento, na categoria de Música Contemporânea, anunciou hoje a instituição do Porto.

Georges Aperghis distinguido com prémio Fronteiras do Conhecimento
Notícias ao Minuto

15:00 - 11/02/16 por Lusa

Cultura Compositores

Em comunicado, a Casa da Música congratulou-se com o galardão revelado esta semana em Espanha, recordando que Aperghis vai estar no Porto, no domingo, para um concerto em que o Remix Ensemble vai interpretar obras suas.

O diretor artístico da Casa da Música, António Jorge Pacheco, mostrou-se "duplamente satisfeito" por ser "atribuído a um amigo de longa data que, ainda por cima, é este ano o compositor em residência da Casa da Música".

Com um valor pecuniário de 400 mil euros, a ata do júri realçou que Georges Aperghis "abriu um caminho singular no âmbito do teatro musical que compreende novos dispositivos cénicos, nos quais tudo se converte em música, partindo dos gestos do intérprete e incluindo os ruídos retirados de elementos decorativos ou de diferentes objetos utilizados como percussão".

Nascido em Atenas, em 1945, "descobriu a música graças à rádio e às aulas de piano que recebia de uma amiga da família e na escola, sem chegar a ingressar no conservatório".

Aos 17 anos mudou-se para Paris para continuar a estudar música e, segundo declarações citadas pela Fundação BBVA, revelava-se também adepto do rock: "Vi os Beatles no Olympia, os Rolling Stones no Palácio dos Desportos, os Pink Floyd nos Campos Elísios".

A partir dos anos 1970 decide "aprofundar uma linguagem mais livre e começa as suas buscas e explorações sobre o som da voz", compondo o primeiro trabalho de teatro musical em 1971.

"Não há metafísica nem uma pretensão intelectual, ele faz uma música concreta, direta, baseada na gestualidade, corporalidade e no recurso aos avanços da investigação atual sobre o som, a linguagem e a sua interação, para além de contar com as novas tecnologias e o vídeo", acrescentou o júri.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório