Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Festival de Cinema de Berlim com maior presença portuguesa de sempre

O Festival de Cinema de Berlim começa hoje, com a estreia de 'Hail, Caesar', dos irmãos Coen, e conta, na programação, com oito filmes portugueses, três dos quais em competição pelo prémio máximo, o Urso de Ouro.

Festival de Cinema de Berlim com maior presença portuguesa de sempre
Notícias ao Minuto

06:05 - 11/02/16 por Lusa

Cultura Competição

É a maior presença de filmes portugueses na Berlinale, com destaque para a longa-metragem 'Cartas de guerra', de Ivo Ferreira, e para as curtas 'Balada de um batráquio', de Leonor Teles, e 'Freud und Friends', de Gabriel Abrantes, todos selecionados para a competição.

A programação de Berlim conta ainda, fora de competição, com 'Eldorado XXI', de Salomé Lamas, 'Posto avançado do progresso', de Hugo Vieira da Silva, 'Rio Corgo', de Maya Kosa e Sérgio da Costa, 'L'oiseau de la nuit', de Marie Losier, e 'Transmission from the Liberated Zones', de Filipa César.

No programa 'Co-Production Market', o ator Gonçalo Waddington procurará financiamento para o projeto da primeira longa-metragem, 'Patrick'.

O júri, que atribuirá o Urso de Ouro e o Urso de Prata, será presidido pela atriz norte-americana Meryl Streep.

A competição de longas-metragens contará ainda com filmes de André Téchiné, Thomas Vinterberg, Danis Tanovic e Rafi Pitts, entre outros.

Entre os mais de 400 filmes programados, Berlim acolherá ainda a estreia europeia do documentário 'Where to Invade Next', do realizador Michael Moore, e do filme 'Miles Ahead', estreia na realização do ator Don Cheadle, que também protagoniza, no papel do músico Miles Davis.

Em 2012, em Berlim, João Salaviza recebeu o Urso de Ouro, com a curta-metragem 'Rafa', e Miguel Gomes recebeu dois prémios - o da crítica e o Alfred Bauer Award, prémio de Inovação - pela longa-metragem 'Tabu'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório