Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Festival de dança contemporânea decorre em Lisboa de 4 a 19 de março

A primeira edição do Cumplicidades - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa vai decorrer na capital entre os dias 04 e 19 de março, com a organização a esperar passar a marca dos dois mil espetadores.

Festival de dança contemporânea decorre em Lisboa de 4 a 19 de março
Notícias ao Minuto

17:00 - 10/02/16 por Lusa

Cultura Arte

Após uma "edição zero", que encheu vários espaços da cidade com dança entre os dias 13 e 29 de março, o festival regressa este ano com a primeira edição oficial.

Numa conferência de imprensa que decorreu hoje em Lisboa, a organização afirmou que, no ano passado, passaram pelo festival mais de dois mil espetadores, marca que esperam "ampliar este ano".

A produtora Sara Machado avançou que o orçamento do ano passado, de cerca de 32 mil euros, irá crescer nesta edição para os 45 mil, tornando-se "um orçamento recorde".

"O festival foi um ato de resistência no ano passado, e este ano também vai ser", vincou o diretor da EIRA, estrutura artística sediada em Lisboa que se dedica há 20 anos ao desenvolvimento e promoção nacional e internacional da dança contemporânea.

O diretor artístico, Francisco Camacho, afirmou que este é um tipo de evento que "não havia e que fazia falta" e que permitirá "reposicionar Lisboa como centro de irradiação para a Europa", assim como "criar pontes com outros núcleos do país, como o Porto".

A principal diferença da edição experimental para a deste ano, avançou o coreógrafo, é a componente internacional do festival, que vai contar com três espetáculos de artistas da Turquia, Egito e Marrocos.

O diretor artístico criticou também o facto de "a crise e a austeridade terem fragilizado o setor", considerando que "a comunidade [da dança] precisava de se afirmar e ter um momento de orgulho".

O festival, que será bienal, vai contar com diversos espetáculos, 'workshops', palestras, exposições e uma conferência internacional, que se realizará a 07 e a 14 de março, os dias em a organização espera mais afluência.

Durante a conferência de imprensa, o programador Ezequiel Santos destacou o facto de "não ser fácil conseguir levantar um festival inteiro em nove ou dez meses", vincando que o Cumplicidades "está ainda a construir a sua identidade".

Assim, a organização espera plateias com um público diferenciado, e não só pessoas ligadas a esta área.

O festival irá passar por locais como o espaço "Alkanatara", a Casa da Imprensa, a Culturgest, o Museu da Marioneta, o Teatro da Trindade ou o São Luiz Teatro Municipal.

A programação do Festival Cumplicidades já está disponível 'online' na página http://www.festivalcumplicidades.pt e a bilheteira abre no início da próxima semana.

Os bilhetes para as diversas atividades terão custos entre os cinco e os 30 euros (no caso dos 'workshops') e são gratuitos para menores de 30 anos e maiores de 65, desempregados e profissionais do espetáculo.

Existirão também iniciativas de entrada gratuita, como é o caso da conferência internacional, das exposições e de algumas palestras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório