Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Museus de Lamego e do Douro debatem pintura 'Quo Vadis'

Uma reflexão sobre os contributos que "a História da Arte, a Museografia e as disciplinas e métodos de conservação podem ter na conservação da pintura" é o objetivo do colóquio 'Quo Vadis'.

Museus de Lamego e do Douro debatem pintura 'Quo Vadis'
Notícias ao Minuto

15:26 - 09/02/16 por Ana Lemos

Cultura Colóquio

O objetivo do colóquio 'Quo Vadis', que o Museu de Lamego e o Museu do Douro organizam, é "refletir sobre os contributos que a História da Arte, a Museografia e as disciplinas e métodos de conservação podem ter na conservação da pintura", lê-se em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

A iniciativa terá lugar "dia 16 de março, a partir das 9h30, nas instalações do Museu do Douro e conta com a parceria do laboratório Hercules da Universidade de Évora".

'Quo Vadis' é o título da pintura da coleção do Museu de Lamego que dá nome ao colóquio. "Datada do século XVI, apresenta problemas de conservação, alguns dos quais possivelmente motivados por intervenções anteriores".

"Esta obra integra-se, juntamente com outras peças, no projeto de fundraising 'Conhecer, Conservar, Valorizar', premiado, em 2012, pela APOM (Associação Portuguesa de Museologia), na categoria de 'Melhor Intervenção em Conservação e Restauro'. No terreno desde 2011, foi já possível, com o apoio de muitos anónimos e não só, o restauro da gravura 'África'".

A participação neste colóquio "é livre", mediante inscrição prévia nos sites do Museu de Lamego e do Museu do Douro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório