Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

'Truman' de Cesc Gay conquista cinco prémios Goya

O filme ‘Truman’ conquistou no sábado, em Madrid, na 30.ª edição dos prémios da Academia de Cinema espanhola, o Goya para melhor filme e o seu realizador Cesc Gay o Goya para a melhor realização.

'Truman' de Cesc Gay conquista cinco prémios Goya
Notícias ao Minuto

15:51 - 07/02/16 por Lusa

Cultura Espanha

Truman’ foi vencedor em cinco categorias, conquistando também os Goya para melhor ator, melhor ator secundário e melhor argumento original.

O filme, protagonizado por Ricardo Darín, galardoado com o prémio para melhor ator, e Javier Cámara, melhor ator secundário, impôs-se ao grande favorito desta edição, ‘La novia’ de Paula Ortiz, bem como a ‘Un día perfecto’ de Fernando León, ‘Nadie quiere la noche’ de Isabel Coixet e ‘A cambio de nada’ de Daniel Guzmán.

‘Truman’ chegou aos Goya com um total de seis nomeações.

Cesc Gay, nascido em Barcelona em 1967, conquistou o Goya para a melhor realização por esta crónica urbana sobre amizade e doença.

O seu trabalho de realização é assim reconhecido pela primeira vez com um Goya, depois de ter sido nomeado em 2001, na categoria revelação com ‘Krámpack’ (2001) e, dois anos depois, com ‘En la ciudad’.

Ricardo Darín (Buenos Aires, 1957) bateu Asier Etxeandía em ‘La novia’, Luis Tosar em ‘El desconocido’ e Pedro Casablanc em ‘B’ na lista de nomeados para melhor ator.

O prémio para melhor atriz foi entregue a Natalia de Molina (Jaén, 1990), que conquistou esta noite o primeiro Goya, no filme ‘Techo y comida’.

A jovem atriz impos-se a Inma Cuesta (‘La novia’) e a nomes consagrados como Juliette Binoche (‘Nadie quiere la noche’) e Penélope Cruz (‘Ma ma’).

Molina tinha conquistado o Goya para atriz revelação há dois anos, no filme ‘Vivir es fácil con los ojos cerrados’ e há uma semana ganhou o prémio Forqué, atribuído pelos produtores cinematográficos.

A película de Isabel Coixet ‘Nadie quiere la noche’ conquistou quatro Goya: banda sonora original, maquilhagem, guarda-roupa e produção.

‘Palmeras en la nieve’ venceu nas categorias de melhor canção original e direção artística, ‘El desconocido’ ganhou os prémios para melhor som e montagem, ‘A cambio de nada’ conquistou dois prémios para melhor realizador revelação (Daniel Guzmán) e ator revelação (Miguel Herrán). ‘Un día perfecto’ ganhou o Goya para melhor argumento adaptado.

O grande favorito da noite era ‘La novia’, com 12 nomeações, mas que acabou por conquistar apenas dois prémios: melhor fotografia e melhor atriz secundária (Luisa Gavasa).

Na 30.ª edição dos prémios do cinema espanhol a película argentina ‘El clan’, realizado por Pablo Trapero, arrecadou o Goya de melhor filme ibero-americano e o melhor filme europeu foi ‘Mustang’ de Deniz Gamze Ergüven (França).

O Goya para melhor curta-metragem de ficção foi para ‘El corredor’ de José Luis Montesinos, enquanto nas categorias de melhor documentário de curta-metragem e documentário venceram ‘Hijos de la Tierra’, de Axel O Mill Tubau e Patxi Uriz Domezáin, e ‘Sueños de sal’, de Alfredo Navarro.

‘Alike’, de Daniel Martínez Lara e Rafael Cano Méndez, ganhou o Goya para melhor curta-metragem de animação e o melhor filme de animação foi ‘Atrapa la bandera’, de Enrique Gato.

Nas categorias de melhores efeitos especiais e melhor direção artística, a Academia de Cinema espanhola distinguiu, respetivamente, ‘Anacleto: Agente secreto’ e ‘Palmeras en la nieve’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório