Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Dois bailarinos brasileiros na final do Prix de Lausanne 2016

Dois bailarinos brasileiros foram selecionados hoje para a final da 44.ª edição do Prix de Lausanne, um dos concursos mais importantes de dança clássica, a nível mundial, cujo desfecho será conhecido no sábado.

Dois bailarinos brasileiros na final do Prix de Lausanne 2016
Notícias ao Minuto

22:54 - 05/02/16 por Lusa

Cultura Dança

Dos cinco candidatos brasileiros, convocados para o concurso internacional, chegaram à derradeira etapa a bailarina Carolyne de Freitas Galvão, da Escola Basileu França, e o bailarino João Pedro De Mattos Menegussi, da Tanz Akademie, de Zurique.

"Não esperava. Estou muito feliz. Vim para dançar e ganhar experiência. Os professores são espetaculares, aprendi muitas coisas novas", disse à Lusa a bailarina Carolyne de Freitas Galvão, 15 anos.

A professora de dança Simone Maltas, que acompanha Carolyne desde dos 11 anos, está emocionada com o resultado. "É uma emoção grande. A Carolyne ensaiou muito, até oito horas por dia", disse à Lusa.

Para Simone Maltas, este concurso é muito difícil e prefere não vir com grandes ilusões. "Digo sempre aos meus alunos para nunca esperar muito, mas participarem para aprender, e dançar bem nas aulas, mostrar as suas qualidades", disse à Lusa.

Esta etapa já garante um prémio de incentivo à formação, no valor de mil francos suíços (cerca de 800 euros).

Após uma semana de avaliação, os dois únicos candidatos portugueses, o bailarino Alexandre Joaquim e a bailarina Margarida Canto e Castro Trigueiros, não atingiram a fase final da competição.

Os outros finalistas são Kanon Kimura, Makensie Henson, Kim Danbi, Riley Lapham, Erina Yoshie, Fu Yiyang, Yu Hang, Junnosuke Nakamura, Leroy Mokagtle, Brayden Gallucci, Bai Dinkai, Madison Young, An Sehyun, Silvia Simeone, Laura Fernandez, Yume Okano, Kim Seu e Vincenzo Di Primo.

Os 20 finalistas desta edição do Prix de Lausanne vão ter a oportunidade de dançar perante o público, no sábado, após uma semana que combinou aulas e apresentações, acompanhadas pelos elementos do júri.

Esta 44.ª edição convocou 67 jovens, de 19 países.

Criado em 1973, o Prix de Lausanne é um dos principais concursos de dança clássica, a nível mundial.

A final realiza-se no sábado, após a qual vão ser anunciados os vencedores das sete bolsas, que estão em jogo este ano.

No domingo, os bailarinos ainda têm oportunidade de participar num foro especial, durante o qual se encontram com diretores de escolas e companhias de dança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório