Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Escritores unem-se para promover literatura produzida no Alentejo

Um grupo de 15 escritores alentejanos ou com "fortes vínculos" ao Alentejo criou uma associação para promover a literatura produzida na região e que vai ser apresentada no sábado, em Beja.

Escritores unem-se para promover literatura produzida no Alentejo
Notícias ao Minuto

12:09 - 21/01/16 por Lusa

Cultura Associação

A ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo "nasceu da vontade de um grupo de escritores alentejanos ou com fortes vínculos ao Alentejo em promover a literatura produzida na região", disse hoje à agência Lusa o escritor e presidente da associação, Luís Miguel Ricardo.

"A ideia é fazer a ponte entre produtores e consumidores de literatura" na região, ou seja, entre criadores literários, como romancistas, contistas, cronistas, argumentistas e poetas, e a comunidade consumidora de conteúdos literários, como leitores, bibliotecas e outros polos culturais, explicou.

Segundo Luís Miguel Ricardo, a ASSESTA está sediada na Casa da Cultura de Beja, mas alberga autores de todo o Alentejo, que é o seu "espaço privilegiado de semeação literária".

A ASSESTA pretende promover apresentações de livros de autores associados e outros que possam ser publicados pela associação, organizar tertúlias temáticas, dinamizar oficinas de escrita criativa, desenvolver projetos literários de promoção e preservação da cultura alentejana, fomentar espetáculos ligados à palavra e promover e participar em encontros literários, indicou.

A associação também quer criar a biblioteca ASSESTA, com as obras dos autores associados, concursos literários para novos valores da literatura alentejana, um prémio literário nacional, uma publicação periódica na área da literatura e bolsas de serviços, como as de ilustradores, revisores e editores, às quais sócios e não sócios podem recorrer para concretizar os seus projetos literários.

Segundo o responsável, podem ser sócios da ASSESTA autores alentejanos ou com vínculos ao Alentejo que tenham publicado um livro em que a região seja cenário ou tema de estudo ou que publiquem regularmente em jornais ou revistas artigos literários alusivos ao Alentejo.

Também podem ser sócios da ASSESTA naturais do Alentejo ou com vínculos à região que sejam tradutores de obras literárias ou autores ou coautores de peça de teatro ou argumento para televisão e/ou cinema alusivos à região e pessoas que tenham participado em projetos literários ligados ao Alentejo.

Os sócios beneficiam de apoio e orientação na edição, na revisão e na publicação e de promoção e divulgação junto de agentes culturais das suas obras e podem participar em atividades e projetos literários promovidos ou mediados pela ASSESTA e integrar bolsas de serviços da associação.

A associação já lançou a sua primeira produção literária, "Contos ASSESTA", um livro com contos escritos por 12 dos seus 15 autores fundadores.

Cada um dos contos do livro é acompanhado por uma ilustração e dá "vazão à identidade literária" do seu autor e reflete o Alentejo, as suas gentes e tradições.

A apresentação pública da ASSESTA vai decorrer no sábado, a partir das 16:00, na Biblioteca Municipal de Beja, e incluir uma sessão de abertura e outra de animação a cargo de artistas do Alentejo, como os contadores de histórias e contos Joaninha Duarte, Fernando Guerreiro e Jorge Serafim, o grupo de jazz alentejano MaZéi e o poeta Napoleão Mira.

Também no sábado, na Biblioteca Municipal de Beja, vai decorrer a Feira do Livro ASSESTA, com mostra de livros e sessão de autógrafos de autores associados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório