Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Los Angeles celebra Aristides de Sousa Mendes com estreia de oratória

Uma oratória sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes estreia segunda-feira em Los Angeles, nos Estados Unidos, integrada numa celebração da vida do diplomata que inclui exibição de filmes, uma exposição e uma cerimónia em sua memória.

Los Angeles celebra Aristides de Sousa Mendes com estreia de oratória
Notícias ao Minuto

17:35 - 19/01/16 por Lusa

Cultura Estados Unidos

Com autoria do norte-americano Neely Bruce, o espetáculo de 90 minutos tem o título "Circular 14: The Apotheosis of Aristides" e vai acontecer no auditório Moses E. Gindi da American Jewish University.

No dia 23 de janeiro, o Museu do Holocausto de Los Angeles exibe também dois filmes sobre a vida de Sousa Mendes e abre uma exposição sobre a sua vida. No dia seguinta, organiza uma cerimonia para honrar o diplomata português.

Um excerto de "Circular 14: The Apotheosis of Aristides", com 40 minutos, foi apresentado pela primeira vez na primavera passada, em Washington, num evento para celebrar os 75 anos das ações de Sousa Mendes.

Neely Bruce começou a trabalhar no projeto no outono de 2010, depois de ser desafiado pela então presidente da Fundação Aristides de Sousa Mendes, Olivia Mattis.

"Demorei cinco segundos a decidir compor a peça", recordou à Lusa o compositor, que ensina na Universidade de Wesleyan, no Connecticut.

Nos quatro anos que se seguiram, assistiu a todos os filmes e documentários feitos sobre o português, que em junho de 1940, desrespeitou as ordens de Salazar e concedeu milhares de vistos a refugiados que procuravam fugir da França ocupada pelas forças nazis, durante a Segunda Guerra Mundial.

Depois de viajar por França e Portugal em 2013, o norte-americano começou a escrever o libreto da obra, pedindo a colaboração da presidente da fundação, Olivia Mattis, do especialista em história judaica Howard Needler e do dramaturgo John Basinger.

A peça deve ser interpretada por cinco solistas, dois coros e uma orquestra sinfónica completa e, além de solos de piano, tem solos de guitarra portuguesa.

"Apaixonei-me pelo som deste instrumento e ele está em destaque em três ou quatro momentos da oratória", diz o compositor.

Na estreia em Los Angeles, Pedro da Silva tocará guitarra portuguesa, Bruce estará ao piano e Michel Gill, da série "House of Cards, cuja família foi salva por Sousa Mendes, fará de narrador.

Robert MacNeil desempenhará o papel de Aristides de Sousa Mendes, Ashley Faatoalia fará de Salazar, Marina Harris de primeira mulher de Sousa Mendes, Angelina, Katherine Giaquinto fará de segunda mulher, Andrée, e Stephan Kirchgraber será o Rabbi Kruger.

Com o título "Visas to Freedom: Aristides de Sousa Mendes and the Refugees of World War II", a exposição no Museu do Holocausto de Los Angeles conta com vários objetos, incluindo vistos dr famílias salvas, que contam a história do português.

"O Museu do Holocausto de Los Angeles está honrado por exibir artefactos originais que documentam a vida de Sousa Mendes. A exposição vai fazer parte da Galeria Resgate e Resistência, que educa os visitantes sobre os incríveis atos de coragem e compaixão de indivíduos como Sousa Mendes", explicou a diretora do museu, Samara Hutman.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório