Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Bailado 'A Bela Adomecida' pela companhia nacional no Teatro São Carlos

O clássico de bailado 'A Bela Adormecida', com coreografia de Marius Petipa, vai estar no palco do Teatro São Carlos, em Lisboa, a partir de hoje, pela Companhia Nacional de Bailado (CNB), com a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Bailado 'A Bela Adomecida' pela companhia nacional no Teatro São Carlos
Notícias ao Minuto

06:27 - 02/12/15 por Lusa

Cultura Lisboa

O bailado fica em cartaz até ao próximo dia 20 e o bailarino português Marcelino Sambé, solista do Royal Ballet, de Londres, é o artista convidado, nos dias 17, 18, 19 e 20 de dezembro.

O espetáculo tem versão e coreografia adicional de Ted Brandsen, música de Piotr Illitch Tchaikovski e argumento de Charles Perrault, com cenografia e figurinos de António Lagarto e desenhos de luz de Paulo Graça.

No Teatro Nacional de São Carlos estará a Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Pedro Carneiro.

O texto mais conhecido da história de 'A Bela Adormecida' é o dos irmãos Grimm, publicado em 1812, que tem como base a versão de 1697, do escritor francês Charles Perrault, retirada do livro 'Contos da Mãe Ganso'.

Por sua vez, o escritor francês terá recolhido o mote a um conto do italiano Giambattista Basile.

Foi em janeiro de 1890, no Teatro Marynsky de São Petersburgo, que se estreou a primeira versão para bailado de 'A Bela Adormecida', encomendada ao compositor Tchaikovsky, com coreografia de Petipa.

Tchaikovsky respeitou o argumento de Charles Perrault, inspirado num conto de fadas criado a partir de uma série de conspirações que envolvem fadas e sortilégios.

Em Portugal, a estreia absoluta, na versão da CNB, deu-se no Porto, no Rivoli Teatro Municipal, a 11 de março de 1998.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório