Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Autarcas têm de "encostar a barriga ao balcão" e apoiar o Coliseu

O presidente da Câmara do Porto deixou hoje um "recado" a autarcas metropolitanos e ao ministro da Cultura para que "encostem a barriga ao balcão" e apoiem o Coliseu em 2016, porque o equipamento tem "dimensão metropolitana" e "nacional".

Autarcas têm de "encostar a barriga ao balcão" e apoiar o Coliseu
Notícias ao Minuto

16:48 - 01/12/15 por Lusa

Cultura Rui Moreira

"Têm que encostar a barriga ao balcão (...) e espero que no futuro, já no próximo ano, haja uma visão diferente relativamente ao Coliseu, porque o Coliseu tem uma dimensão metropolitana, tem uma dimensão nacional. Não tem apenas uma dimensão da cidade", declarou hoje, em conferência de imprensa, Rui Moreira, afirmando que os parceiros institucionais que assumem "rédeas" e querem "ter as lideranças" têm de "ser chamados" a contribuírem para o projeto do Coliseu.

As declarações de Rui Moreira foram proferidas durante uma conferência de imprensa hoje de manhã no Coliseu para divulgar os resultados alcançados no primeiro ano de exercício da nova direção do Coliseu Porto.

"A sustentação deste equipamento partia de um pressuposto, de uma aliança estratégica entre três parceiros: Ministério da Cultura, Área Metropolitana do Porto e Câmara Municipal do Porto. Espero que num futuro próximo nós possamos encontrar, quer com a área metropolitana, quer com o Ministério da Cultura, formas de colaboração para que este projeto possa crescer e isso era também um pouco o recado que eu aqui deixava", declarou.

Rui Moreira asseverou, todavia, que enquanto for presidente da Câmara do Porto nunca deixará cair o Coliseu.

"É evidente que a Câmara Municipal do Porto nunca deixará cair o projeto. Enquanto eu for presidente de Câmara, com certeza que nós cá estaremos para o apoiar e os números estão à vista", disse.

Rui Moreira afirmou que os parceiros institucionais, referindo-se especificamente à Área Metropolitana do Porto (inclui 17 municípios), que é uma das instituições fundacionais do Coliseu, que poderia ajudar o Coliseu trazendo públicos aos espetáculos e ajudando na programação.

"Eu compreendo que por pareceres da CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), possam não contribuir para ajudar o Coliseu, mas há outras formas de o fazer", garantiu Rui Moreira, enumerando que os autarcas podem, por exemplo, contribuir "trazendo eventos, trazendo pessoas ao circo, trazendo as pessoas da terceira idade, propondo programação também eles, como nós fazemos [entenda-se Câmara do Porto] ".

Na conferência de imprensa, o presidente do Coliseu Porto, Eduardo Paz Barroso, anunciou que o Coliseu prevê este ano de 2015 um aumento de 50% de receitas com espetáculos de acolhimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório