Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Três mil livros de Eduardo Lourenço ganham nova casa em Coimbra

A Câmara de Coimbra inaugurou hoje a Sala Eduardo Lourenço, na Casa da Escrita, um espaço onde ficam três mil livros da coleção do intelectual, que aproveitou a homenagem para se despedir dos seus "filhos".

Três mil livros de Eduardo Lourenço ganham nova casa em Coimbra
Notícias ao Minuto

20:25 - 28/11/15 por Lusa

Cultura Câmara Municipal

Antes da cerimónia começar, Eduardo Lourenço aproveitou para olhar para os livros já devidamente catalogados, presentes na sala com o seu nome, e afirmou sentir-se "honrado", mas ao mesmo tempo "um pouco viúvo".

Os livros, com os quais tem uma relação "muito própria", foram a sua "companhia durante anos" e agora, ao despedir-se deles, sente que estes são "como filhos que a gente perdeu. Não um, mas milhares", afirmou Eduardo Lourenço.

"Chamava-os os meus caros inimigos. Porque cada livro é uma espécie de sonho encarnado, que está fora de nós. Os livros não são pessoas tranquilas. São bichos de inquietação, fantasmas de toda a espécie".

E, por isso, considerou que "estar-se sem livros, é já ter morrido".

Agora, "a alma fica dividida por todos esses livros" que estão distribuídos por estantes no rés-do-chão da Casa da Escrita, salientou o autor d'O Labirinto da Saudade.

A opção de doar os livros à Casa da Escrita, resume-se, em parte, à história da própria habitação.

Esta moradia, no n.º 8 da rua João Jacinto, agora renovada com uma intervenção de João Mendes Ribeiro, foi a antiga casa do poeta João José Cochofel e espaço de convívio da geração neorrealista, que também era a sua, contou.

Apesar das poucas visitas à casa enquanto estudante da Faculdade de Letras, nos anos 1940, lá encontrou uma biblioteca "extraordinária", com "tudo o que era interessante daquela época" e com livros que "só encontrava em referências bibliográficas".

"Os livros são mais importantes do que nós próprios. São as nossas escolhas, as nossas paixões, histórias que nunca mais acabam. Se precisasse de um objeto para sonhar muito tinha de me lembrar destes livros que estão atrás de mim", referiu, apontando para as estantes da Sala Eduardo Lourenço.

Com uma maior presença de literatura portuguesa, na sala há também História, literatura estrangeira, História de Portugal, Arte e uma bíblia.

Por entre as estantes, encontram-se Walt Whitman, Harold Bloom, José Eduardo Agualusa, Vassili Grossman, Miguel Torga, Cesário Verde, Rui Zink, Jorge de Sena, José Marmelo e Silva, Bernard-Henri Lévy, Fernando Namora, Antero de Quental, Rui Cardoso Martins ou Maria Gabriela Llansol.

Na cerimónia de inauguração da sala, o presidente da Câmara, Manuel Machado, dirigiu-se a Eduardo Lourenço como um "dos maiores intelectuais que viveu nesta cidade", considerando que a doação dos três mil livros "enriquece" Coimbra.

"Hoje, Eduardo Lourenço faz parte da mitologia coimbrã", frisou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório