Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Buika apresenta CD 'Vivir sin miedo' nos coliseus do Porto e Lisboa

A cantora espanhola Buika, que já colaborou com Mariza, apresenta o seu mais recente álbum, 'Vivir sin miedo', nos coliseus do Porto e de Lisboa, em fevereiro, anunciou hoje a produtora Uguru.

Buika apresenta CD 'Vivir sin miedo' nos coliseus do Porto e Lisboa
Notícias ao Minuto

18:55 - 27/11/15 por Lusa

Cultura Música

No Porto, Buika sobe ao palco da sala da rua Passos Manuel, no dia 12 de fevereiro próximo, e ao do Coliseu de Lisboa, no dia seguinte.

'Vivir sin miedo' foi editado em outubro último e, na ocasião, em declarações à Lusa a cantora afirmou que a mensagem que pretendia passar com este álbum é que, "sem ser atrevidos, aprendamos a soltar-nos, que é uma palavra muito bonita".

O álbum, o primeiro em que assina a autoria das canções - nove em dez -, e em que canta "um pouco mais em inglês", foi produzido pela própria Buika e por Martin Terefe, e sucede a "La noche más larga", editado em 2013.

"A mensagem deste álbum, em cada canção, em cada palavra, é - não digo para ser atrevidos -, mas que aprendamos a soltar-nos, que é uma palavra muito bonita".

Para Buika, a tarefa de escrever e compor "foi uma aventura maravilhosa", para a qual contou "com os arranjos subtis, finíssimos e elegantes", de Martin Terefe, o produtor "capaz de traduzir a linguagem complexa do álbum", e que já colaborou com nomes como Mary J. Blige, Mutya Buena e os Coldplay.

Questionada sobre a fusão musical assinalada no álbum, que vai do R&B ao flamenco, passando pela música afro, soul, dubstep, o gospel e o reggae, a cantora ripostou: "Este disco é o que eu sou, não procurei nada, não tentei mostrar algo que não fosse eu".

"Sou uma fusão. Os meus pais nasceram num sítio, eu noutro, e esse é o som que tenho dentro de mim. Simplesmente escrevi aquilo que sinto e sou", disse Buika.

Referindo-se à temática do álbum, constituído por dez temas, entre eles 'Carry your own weight', em que contou com a colaboração de Jason Mraz, "Mucho dinero" e "Sister", a cantora afirmou que "a incursão dos medos no nosso dia-a-dia, mudou a nossa maneira de ser".

"Temos de refletir como nos estamos a comportar, e sobre o que estão a inculcar em nós, que é um medo ao mundo, o que não me parece bem", rematou.

'Vivir sin miedo' é o oitavo álbum de originais de Buika, nome artístico de Maria Concepción Balboa Buika, nascida há 43 anos, em Palma de Maiorca, no arquipélago espanhol das Baleares, filha de pais africanos, e que se estreou discograficamente em 2001, com 'Mestizuo'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório