Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Curta de Pedro Lino estreia-se no Festival de Cinema de Torino

A curta-metragem 'O Nome Dela', de Pedro Lino, tem estreia internacional marcada para este sábado, na 33.ª edição do Festival de Cinema de Turim, em Itália.

Curta de Pedro Lino estreia-se no Festival de Cinema de Torino
Notícias ao Minuto

16:10 - 27/11/15 por Lusa

Cultura Edição

O documentário centra-se em Gesuino Nocco, um antigo pastor de 88 anos, que vive sozinho no mesmo sítio há 59 anos, após um desaire amoroso.

O realizador português, que vive e trabalha em Londres, disse ter chegado a esta história de forma "um pouco acidental", durante uma residência artística no Museu de Arte Contemporânea de Calasasetta, numa zona remota da ilha italiana da Sardenha.

"Numa conversa casual, ouvi falar desta personagem, antigo pastor, de difícil acesso, que viveria sozinho e isolado nas montanhas da ilha", contou Pedro Lino à agência Lusa.

Após algumas negociações, conseguiram que ele acedesse a ser filmado durante uma manhã, durante a qual falou sobre a sua vida e mostrou a quinta onde vive.

A fase da edição foi mais longa, admitiu o realizador, e, em março deste ano, o filme acabou por beneficiar da seleção para o Doculab do Festival de Guadajara no Mexico, que reúne cineastas com outros profissionais, para trabalharem em filmes inacabados.

Nascido em 1980, no Porto, Pedro Lino fez formação em arte e design, mas fez carreira no cinema, tendo o filme de estreia, 'A Menina Gorda' (2004), em animação, sido reconhecido com diversos prémios, com destaque para o de 'Jovem Cineasta Português', no Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.

Tem no porfolio outras curtas-metragens de animação, documentários, vídeos promocionais e séries, tendo em 2013 sido responsável pela produção e realização vídeo para o Pavilhão de Angola, na Bienal de Artes de Veneza, que recebeu o Leão de Ouro.

A obra anterior, 'Terra' (2013), sobre a tradição transmontana das 'chegas de bois', foi selecionada para o Festival ne Cinema de Londres, em 2013, e outros certames na Dinamarca e EUA, bem como para o Festival de Curtas-Metragens de Vienna de 2014, onde foi distinguida com o prémio de Melhor Filme Experimental.

Além da curta-metragem 'O Nome Dela', de Pedro Lino, foram igualmente selecionados para o festival de cinema Turim os filmes portugueses 'Gipsofila', a mais recente obra de Margarida Leitão, que teve em Itála a primeira apresentação, e 'Aqui, em Lisboa - episódios da vida de uma cidade', de Denis Côté, Dominga Sotomayor, Gabriel Abrantes e Marie Losier, filme produzido pelo festival Indielisboa.

O festival encerra no próximo domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório