Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Celebrações da elevação do Fado a Património da Humanidade começam hoje

A apresentação de "Álbum de família" e uma sessão de fados, hoje, no Museu do Fado, abrem as celebrações do quarto aniversário da consagração do Fado como Património Imaterial da Humanidade.

Celebrações da elevação do Fado a Património da Humanidade começam hoje
Notícias ao Minuto

06:43 - 27/11/15 por Lusa

Cultura UNESCO

Completam-se hoje quatro anos da proclamação, em Java, na Indonésia, do Fado como Património Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A apresentação de "Álbum de família", de Aurélio Vasques, está marcada para as 19:00, seguindo-se uma sessão de fados por Raquel Tavares e Marco Rodrigues.

Ainda no âmbito das celebrações, no sábado, às 21:30, o fadista Carlos do Carmo, distinguido com um Grammy Latino Carreira no ano passado, atua com o 'rapper' Agir, no Mercado da Ribeira.

No domingo, às 19:00, na igreja de S. Domingos, ao Rossio, atuam o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa e o fadista Ricardo Ribeiro, num concerto que junta dois géneros musicais -- o fado e o cante alentejano --, distinguidos pela UNESCO.

O Museu do Fado anunciou entretanto que, "muito em breve, estará disponível o Arquivo Digital de Fado, uma base de dados 'online', integrando o maior arquivo histórico sonoro nacional".

A propósito da data, atesta o Museu que "são muitos os motivos de celebração", como "o crescimento exponencial do número de concertos [de fado] em Portugal e no estrangeiro", a realização de "Festivais de Fado em inúmeras cidades do mundo" e as "exposições temporárias" sobre o género musical, em diferentes cidades.

O museu, sob tutela da Câmara de Lisboa, refere ainda o "Roteiro Virtual de Fado", acessível "em todo o mundo a partir do 'site' do Museu do Fado".

Este roteiro lista casas de fado da cidade e outros pontos de interesse relacionados com a canção de Lisboa, como as fundações Amália Rodrigues e Manuel Simões, na capital.

O museu está instalado numa antiga estação elevatória de água, em Alfama e foi inaugurado em 1998.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório