Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Associação Plateia espera aumento do orçamento para a Cultura

A direção da Associação de Profissionais das Artes Cénicas - Plateia tem a expectativa de que "o peso político" do ministro da Cultura, João Soares, "tenha correspondência ao futuro orçamento para o setor".

Associação Plateia espera aumento do orçamento para a Cultura
Notícias ao Minuto

21:28 - 25/11/15 por Lusa

Cultura Reação

Contactado pela agência Lusa, Carlos Costa, um dos diretores da Plateia, afirmou que a entidade se congratula "sobretudo pelo regresso da cultura ao estatuto de Ministério".

"Quanto ao ministro João Soares, esperamos que essa opção de alguém com peso político dentro do aparelho do PS, corresponda a uma afetação orçamental também de peso", disse o responsável.

Formado em Direito, João Soares, 66 anos, militante do PS, foi vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, entre 1990 e 1995, presidindo à autarquia até 2002.

"Para já, a escolha desta pessoa já é uma novidade, porque os responsáveis das tutelas anteriores eram da área da investigação, das artes ou da gestão", recordou, ressalvando que, para já, "o mais importante é saber que orçamento a cultura vai ter", neste novo Governo.

A Plateia representa cerca de 80 profissionais a título individual e 20 estruturas artísticas do norte de Portugal, das áreas do teatro e da dança, maioritariamente da zona metropolitana do Porto.

Esta associação tem vindo a defender um por cento do Orçamento do Estado para a cultura: "É uma batalha muito antiga, e o orçamento para esta área tem vindo a diminuir. Pensamos que um por cento é um valor justo e equilibrado".

"A cultura tem uma importância fulcral na coesão e integração social do país. Esperamos que o novo Governo compreenda isso", concluiu Carlos Costa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório