Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Biblioteca Municipal José Saramago abre após grande investimento

A nova biblioteca municipal de Avis, no Alto Alentejo, vai ser inaugurada no sábado, após obras de 1,3 milhões de euros, tendo sido atribuído ao equipamento o nome do escritor José Saramago, anunciou hoje o município.

Biblioteca Municipal José Saramago abre após grande investimento
Notícias ao Minuto

20:30 - 19/11/15 por Lusa

Cultura Avis

Integrado na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, o equipamento surge nas instalações de um antigo celeiro da extinta EPAC, que foi remodelado e ampliado, envolvendo um investimento de 1,3 milhões de euros, cofinanciado em 85% através de fundos comunitários.

"Esta biblioteca é uma mais-valia para o nosso concelho, pois trata-se de um espaço muito agradável, composto por várias áreas devidamente bem equipadas", congratulou-se hoje o presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva, em declarações à agência Lusa.

Segundo o autarca, a ideia de recuperar o antigo celeiro de Avis, no distrito de Portalegre, surgiu em 2001, tendo sido mantida, na sequência das obras, "toda a volumetria" do edifício, mas com uma arquitetura "mais contemporânea".

"Nós demos vida àquele edifício que estava em ruína. Agora está no centro da vila um espaço renovado e que merece ser visitado", acrescentou.

Designado de Biblioteca Municipal José Saramago, em "homenagem ao homem e ao escritor, consagrado como figura maior da literatura", o equipamento é constituído por uma multiplicidade de espaços funcionais, de livre acesso, prontos para "dar resposta" às necessidades de educação, informação, cultura, formação e lazer.

A biblioteca é composta por uma receção, uma área de multimédia e audiovisuais, sala de leitura para adultos, um espaço infantojuvenil, um auditório com 40 lugares sentados e uma zona para consulta local.

A inauguração vai decorrer no sábado, a partir das 15:00, mas a biblioteca só abre as portas ao público na terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório