Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Outra Voz ocupa "espaços inusitados" de Guimarães

O grupo Outra voz, que atua com mais de 100 pessoas em palco, vai ocupar "espaços inusitados" de Guimarães com o espetáculo ‘Duas Caras’, que conta com composições originais dos Mão Morta, José Mário Branco, entre outros autores.

Outra Voz ocupa "espaços inusitados" de Guimarães
Notícias ao Minuto

21:37 - 12/11/15 por Lusa

Cultura Encenação

‘Duas Caras’, uma encenação de António Durães, é uma narrativa dividida em "dez pequenos quadros" num espetáculo, que dura uma hora, com ponto de partida num conceito que faz parte da tradição popular vimaranense, assente na voz humana coletiva e no movimento do grupo num espaço de grandes dimensões, em jeito de "reflexão performativa", explica a sinopse do projeto.

Outra particularidade é o facto de a encenação ter sido pensada "para não criar uma divisão tradicional entre o espectador e os membros do grupo Outra Voz, já que o público e os atores partilham o mesmo espaço".

Com composições originais dos Mão Morta, José Mário Branco, Amélia Muge, entre outros, ‘Duas Caras’ tem estreia marcada para o pavilhão da Cortave, em Lordelo, a 21 de novembro, e estará em cena até ao dia 12 de dezembro com espetáculos no nº665 da Rua Cidade de Guimarães, em S. Torcato, na Fábrica do Alto, Pevidém, sendo a última encenação no antigo pavilhão da Somirav, em Britos Santo Estevão.

A Outra Voz - Associação Cultural, criada ao abrigo da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, explora a voz enquanto som, palavra, canto, espaço, corpo e movimento reunindo cerca de uma centena de participantes de todas as proveniências etárias, culturais e geográficas.

Possui um vasto reportório composto por temas do legado oral nacional, mas sobretudo de temas originais compostos por elementos do seu "conselho artístico informal" composto por todos aqueles com quem colaborou no passado: Amélia Muge, António Durães, José Mário Branco, Carlos Nobre (Pacman), Catarina Miranda, Coletivo Pele, Cristina Mendanha, Fernando Lapa, Jonathan Uliel Saldanha, José Martins (Trovante), Luis Carvalho (Riotous Company), Mão Morta, Mia Theil Have (Riotous Company, Odin Teatret), Michales Loukouvikas, Nikola Kodjabashia, Peter Bergamin, Rafaela Salvador, Teresa Campos (Sopa de Pedra) e Colectivo Soopa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório