Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Vários fotógrafos portugueses representados no Paris Photo

As obras de vários fotógrafos portugueses estão expostas a partir de hoje, no Paris Photo, salão internacional de fotografia, no Grand Palais, na capital francesa.

Vários fotógrafos portugueses representados no Paris Photo
Notícias ao Minuto

10:50 - 12/11/15 por Lusa

Cultura Salão

A 19.ª edição do Paris Photo vai contar com 147 galerias de 34 países, devendo ser expostas fotografias de 1.240 artistas, entre os quais dos portugueses Helena Almeida, Edgar Martins, João Tabarra, Pedro Barateiro, João Penalva, Didier Faustino, Carla Cabanas, Noé Sendas, Paulo Nozolino, Armindo Cardoso e Gérard Castello-Lopes.

No Grand Palais vão também estar à venda fotografias dos angolanos Kiluanji Kia Henda, Edson Chagas e Jean Depara, do moçambicano Filipe Branquinho e dos brasileiros Sebastião Salgado e Vik Muniz.

Presente no Paris Photo desde 2010, a galeria Filomena Soares vai apostar mais uma vez nos trabalhos dos portugueses Helena Almeida, João Tabarra, Pedro Barateiro, João Penalva, Didier Faustino e do angolano Kiluanji Kia Henda, entre outros artistas internacionais.

A fotografia de Helena Almeida "Lavada em Lágrimas" (2009) foi selecionada para estar na exposição "ACQUA #6", ao lado de onze obras relacionadas com o tema da água na fotografia, "no salão nobre do Paris Photo", patrocinado por Giorgio Armani, disse à Lusa Manuel Santos, diretor da galeria Filomena Soares.

Também a galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea volta a estar presente no Paris Photo, pelo terceiro ano consecutivo, e, apesar de, "por vezes, se perder muito dinheiro, é quase um dever estar em Paris", explicou à Lusa Carlos Carvalho.

Carlos Carvalho vai ter um espaço com três paredes, uma para cada fotógrafo: os portugueses Carla Cabanas e Noé Sendas e o alemão Roland Fischer.

Há ainda fotógrafos portugueses que marcam presença durante sessões de assinatura de livros, no 'stand' da livraria japonesa Komiyama Tokyo, como José Pedro Cortes com "One´s Own Arena", a 13 de novembro, Daniel Blaufuks, com "This Business of Living", a 14 de novembro, no mesmo dia em que André Príncipe vai assinar "Tokyo Diaries", o fotolivro que fez com Marco Martins.

Também o artista visual português Paulo Nozolino vai apresentar a nova exposição e livro com o mesmo título - "J'étais là" -, no Espaço "Leica Camera", um trabalho criado em residência com o fotógrafo Stéphane Duroy.

Edgar Martins faz o lançamento do seu mais recente livro, "00:00.00", hoje à tarde, no espaço da Melanie Rio Gallery.

Paralelamente ao Paris Photo, a Escola de Belas Artes de Paris vai acolher o Offprint Paris, um salão de editores de livros de arte, no qual voltam a participar as editoras de fotografia portuguesas Pierre von Kleist e Ghost Editions.

Por outro lado, a 14 de novembro, José Pedro Cortes vai estar, com o livro "One´s Own Arena", numa sessão de assinaturas no museu de fotografia LE BAL, durante a feira LE BAL Books, que decorre de 11 a 14 de novembro, e o fotógrafo André Príncipe vai projetar o documentário "Traces of a Diary - Fragmentos de um Diário" (2010) - correalizado com Marco Martins -, a 13 de novembro, no clube Silêncio, o espaço concebido pelo realizador David Lynch na capital francesa.

A 19.ª edição do Paris Photo encerra no domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório