Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Luísa Ducla Soares assinala ano de reedições e novos lançamentos

A escritora Luísa Ducla Soares edita este mês ‘Os animais do natal’, um novo livro para crianças, que é o culminar de um ano de relançamentos de várias obras da autora, mas também "de impasse pessoal e profissional".

Luísa Ducla Soares assinala ano de reedições e novos lançamentos
Notícias ao Minuto

15:43 - 22/10/15 por Lusa

Cultura Literatura

Aos 76 anos, a autora portuguesa soma mais de 140 livros para crianças e jovens e tem obra dispersa por várias editoras portuguesas, sendo a mais recente a Porto Editora, com quem assinou contrato para a publicação de cerca de vinte títulos, entre inéditos e reedições.

Em declarações à Lusa, a propósito da edição de ‘Os animais de natal’, a autora elogiou o trabalho de reedição de várias obras pela Porto Editora, com novas ilustrações, mas referiu-se a 2015 como um ano de "impasse pessoal e profissional".

Luísa Ducla Soares tinha uma parte substancial da obra publicada na Civilização, editora que está num processo de revitalização, e com quem a autora cancelou contratos, por lhe serem devidos 100.000 euros, disse.

Ducla Soares referiu que corre um processo em tribunal, em nome da Sociedade Portuguesa de Autores, contra a Civilização, por via desses contratos cancelados, facto confirmado à Lusa pelo administrador da empresa livreira, Pedro Moura Bessa.

"A ação em tribunal está a decorrer entre a SPA e nós e isso ainda está em discussão. Falta saber se os contratos foram cancelados correca ou incorretamente", disse Pedro Moura-Bessa, sem especificar o valor da dívida em causa.

Desde o começo deste ano, a Porto Editora, cujo catálogo a autora passou a integrar, já publicou 14 títulos, recuperando obras antigas da autora, como ‘Uns óculos para a Rita’, ‘O soldado João’, ‘A princesa da chuva’, ‘O livro das datas’ e ‘Uma história de dedos’. Estão planeados pelo menos mais seis.

Luísa Ducla Soares tem ainda obra publicada na Livros Horizonte, Afrontamento, SoRegra e Jacarandá, editora que recupera este mês ‘O diário de Sofia & Cª’.

A propósito da coleção da Porto Editora, Luísa Ducla Soares será a próxima protagonista do ‘Porto de Encontro’, ciclo de conversas com escritores, promovido pela editora, e que decorrerá no sábado, na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.

A autora, que publicou o primeiro livro, ‘A história da papoila’, em 1972, reparte o tempo entre a escrita e a visita a escolas, na divulgação dos seus livros e da promoção leitura junto das crianças.

Tem ainda inéditos guardados à espera de publicação, mas reconhece que também é preciso organizar a bibliografia, tendo em conta os 140 livros já publicados.

"Já me disseram que, se me ponho a escrever mais, depois descuro o resto", disse à Lusa, entre risos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório