Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Valter Hugo Mãe é escritor residente em universidade dos Estados Unidos

O escritor Valter Hugo Mãe será o escritor residente do programa de português da Universidade de Massachusetts de Lowell, nos Estados Unidos, este outono.

Valter Hugo Mãe é escritor residente em universidade dos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

22:52 - 15/10/15 por Lusa

Cultura Escritores

O autor de 'A máquina de fazer espanhóis' e vencedor do prémio José Saramago estará integrado no Centro Pedroso-Saab para Estudos Portugueses e Culturais, com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

"Valter Hugo Mãe fará palestras em parceria com o Centro Jack e Stella Kerouac Center para as Humanidades, o Departamento de Inglês, e o Departamento de Línguas do Mundo", e irá "visitar outras universidades da Nova Inglaterra, incluindo a Universidade de Massachusetts de Boston", explicou a instituição de ensino, em comunicado.

A universidade apresenta o autor português dizendo que "a sua multifacetada carreira inclui muitos livros e, além de ser o autor das letras para quatro álbuns da banda pop portuguesa Governo, [Hugo Mãe] é ainda um artista com trabalhos exibidos em importantes galerias portuguesas, um crítico cultural, um colunista para dois grandes jornais portugueses (Jornal de Letras e Público), e o apresentador de um programa de televisão dedicado à literatura e à cultura".

Valter Hugo Mãe, 44 anos, é um dos mais destacados autores portugueses da atualidade, com mais de três dezenas de títulos publicados, entre poesia, romance, literatura para crianças e outras publicações.

Segundo a editora do escritor, a sua obra está traduzida em várias línguas e tem particular acolhimento em países como o Brasil, a Alemanha, Espanha, França ou Croácia.

Publicou seis romances: 'A desumanização', 'O filho de mil homens', 'a máquina de fazer espanhóis' (Grande Prémio Portugal Telecom Melhor Livro do Ano e Prémio Portugal Telecom Melhor Romance do Ano), 'O apocalipse dos trabalhadores', 'o remorso de baltazar serapião' (Prémio Literário José Saramago) e 'o nosso reino'.

Hugo Mãe sucede assim à escritora e jornalista Filipa Melo, que, no ano passado, foi a primeira autora escolhida para este programa.

Entre as atividades desenvolvidas por Filipa Melo, esteve, por exemplo, uma palestra com o tema 'Whitman e Pessoa, Irmãos no Universo'.

A universidade de Massachusetts de Lowell está também a convidar uma série de professores, durante três anos, para ajudar a construir uma licenciatura em português.

O programa teve início na primavera de 2015, com Ana Valdez, investigadora do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que está a realizar um pós-doutoramento na Universidade de Yale.

O novo programa de estudos portugueses é apoiado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e o Centro Saab-Pedroso para os Estudos Portugueses e Culturais.

Este centro, dirigido pelo professor Frank F. Sousa, foi estabelecido no ano passado e tornado possível graças aos contributos de Luís Pedroso e do casal Mark e Elisia Saab, empresários de origem portuguesa, que doaram cerca de 850 mil dólares (660 mil euros) para o projeto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório