Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

António Tavares vence Prémio LeYa 2015 com 'O Coro dos Defuntos'

António Tavares é o vencedor do Prémio Literário LeYa deste ano, com o livro 'O Coro dos Defuntos', foi hoje anunciado na sede daquele grupo editorial, em Alfragide, Amadora.

António Tavares vence Prémio  LeYa 2015 com 'O Coro dos Defuntos'
Notícias ao Minuto

12:16 - 13/10/15 por Lusa

Cultura Literatura

O escritor, de 55 anos, é vice-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Presidido por Manuel Alegre, o júri destacou, na atribuição, por unanimidade, "a construção sólida" do romance 'O Coro dos Defuntos', que conquistou o galardão no valor de 100 mil euros.

"Estamos perante um romance que tem uma construção sólida, conduzindo o leitor através de uma escrita que inscreve, em paralelo, o percurso do país e o do mundo", lê-se na ata do júri.

Os jurados realçaram ainda a "versatilidade na composição da narrativa e no cruzamento de vozes e perspetivas correspondente à diversidade de personagens".

O Prémio LeYa foi criado em 2008 com o objetivo de distinguir "um romance inédito escrito em português", segundo o regulamento.

Além de Manuel Alegre, o júri foi constituído pelos escritores Nuno Júdice, Pepetela e José Castello, o professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra José Carlos Seabra Pereira, o reitor do Instituto Superior Politécnico e Universitário de Maputo, Lourenço do Rosário, e a professora da Universidade de São Paulo Rita Chaves.

O júri tinha-se reunido na segunda-feira e voltou a reunir-se hoje de manhã para deliberar sobre o vencedor de 2015.

'O rasto do jaguar', do brasileiro Murilo Carvalho, foi o primeiro vencedor, em 2008, no ano seguinte o romance vencedor foi 'O olho de Hertzog', do moçambicano João Paulo Borges Coelho.

Em 2010, dada a falta de qualidade dos candidatos, não foi entregue o galardão, mas, em 2011, foi distinguida a obra 'O teu rosto será o último', de João Ricardo Pedro, que este ano integra a lista de finalistas do Prémio Sinbad-Città de Bari, na categoria de narrativa estrangeira, em Itália.

'Debaixo de algum céu', de Nuno Camarneiro, foi o vencedor em 2012, e, em 2013, o prémio foi atribuído a 'Uma outra voz', de Gabriela Ruivo Trindade.

'O meu irmão', de Afonso Reis Cabral, foi o vencedor em 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório