Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Vencedor do Prémio LeYa deste ano é hoje conhecido

O vencedor do Prémio LeYa deste ano, no valor de 100.000 euros e com direito à publicação do original, é hoje conhecido, pelas 12:00, na sede daquele grupo editorial.

Vencedor do Prémio LeYa deste ano é hoje conhecido
Notícias ao Minuto

07:32 - 13/10/15 por Lusa

Cultura Literatura

O júri, ao qual preside o escritor Manuel Alegre, reuniu-se na segunda-feira e volta hoje a reunir-se para deliberar.

Além de Manuel Alegre, o júri é constituído pelos escritores Nuno Júdice, Pepetela e José Castello, o professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra José Carlos Seabra Pereira, o reitor do Instituto Superior Politécnico e Universitário de Maputo, Lourenço do Rosário, e a professora da Universidade de São Paulo Rita Chaves.

O Prémio LeYa foi criado em 2008, com o objetivo de distinguir "um romance inédito escrito em português", segundo o regulamente.

"O rasto do jaguar", do brasileiro Murilo Carvalho, foi o primeiro vencedor, em 2008, no ano seguinte o romance vencedor foi "O olho de Hertzog", do moçambicano João Paulo Borges Coelho.

Em 2010, dada a falta de qualidade dos candidatos, não foi entregue o galardão, mas, em 2011, foi distinguida a obra "O teu rosto será o último", de João Ricardo Pedro, que este ano integra a lista de finalistas do Prémio Sinbad-Città de Bari, na categoria de narrativa estrangeira, em Itália.

"Debaixo de algum céu", de Nuno Camarneiro, foi o vencedor em 2012, e, em 2013, o prémio foi atribuído a "Uma outra voz", de Gabriela Ruivo Trindade.

"O meu irmão", de Afonso Reis Cabral, foi o vencedor em 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório